Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54709
Share on
Title: | Dualidade e contradições no projeto de educação profissional brasileiro |
Authors: | FARIAS, Rosane de Abreu |
Keywords: | formação Integrada; dualidade educacional; ensino médio integrado; educação profissional |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | FARIAS, Rosane de Abreu. Dualidade e contradições no projeto de educação profissional brasileiro. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). V. 8 - N. 19 - Setembro-Dezembro de 2019 - ISSN 2316-9303. p.64-78 |
Abstract: | O presente trabalho teve por objetivo discutir as contradições da formação profissional brasileira a partir da dualidade estrutural revelada pela relação capital-trabalho e seu reflexo na relação trabalho-educação. Buscou-se demonstrar a partir do estudos de Saviani (2003, 2007), Frigotto (2009) e Kuenzer (1997) como foi construída a dualidade educacional brasileira. Reconstituída a historicidade desse processo, utilizou-se de Rodrigues (1998), Ramos (2011, 2013) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) para ressaltar os sentidos de uma formação integrada a partir dos conceitos de Politecnia de Marx e Engels, e de escola Unitária de Gramsci. Assim, da confluência dos estudos de Rodrigues (1998) e Ramos (2013) foram configurados os quatros sentidos da integração da educação profissional ao ensino médio: o ético-político, o filosófico, o epistemológico e o pedagógico, como "travessia" para o ideal de politecnia. |
Description: | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54709 |
ISSN: | 2316-9303 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FARIAS.Dualidade e Contradições. p.64-78 .pdf Restricted Access | 138,66 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.