Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54709
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FARIAS, Rosane de Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T17:33:34Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T17:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Rosane de Abreu. Dualidade e contradições no projeto de educação profissional brasileiro. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). V. 8 - N. 19 - Setembro-Dezembro de 2019 - ISSN 2316-9303. p.64-78 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-9303 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54709 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo discutir as contradições da formação profissional brasileira a partir da dualidade estrutural revelada pela relação capital-trabalho e seu reflexo na relação trabalho-educação. Buscou-se demonstrar a partir do estudos de Saviani (2003, 2007), Frigotto (2009) e Kuenzer (1997) como foi construída a dualidade educacional brasileira. Reconstituída a historicidade desse processo, utilizou-se de Rodrigues (1998), Ramos (2011, 2013) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) para ressaltar os sentidos de uma formação integrada a partir dos conceitos de Politecnia de Marx e Engels, e de escola Unitária de Gramsci. Assim, da confluência dos estudos de Rodrigues (1998) e Ramos (2013) foram configurados os quatros sentidos da integração da educação profissional ao ensino médio: o ético-político, o filosófico, o epistemológico e o pedagógico, como "travessia" para o ideal de politecnia. | pt_BR |
dc.format.extent | p 64-78 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | formação Integrada | pt_BR |
dc.subject | dualidade educacional | pt_BR |
dc.subject | ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | educação profissional | pt_BR |
dc.title | Dualidade e contradições no projeto de educação profissional brasileiro | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-12 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FARIAS.Dualidade e Contradições. p.64-78 .pdf Acceso restringido | 138,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.