Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54709
Comparte esta pagina
Título : | Dualidade e contradições no projeto de educação profissional brasileiro |
Autor : | FARIAS, Rosane de Abreu |
Palabras clave : | formação Integrada; dualidade educacional; ensino médio integrado; educação profissional |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | FARIAS, Rosane de Abreu. Dualidade e contradições no projeto de educação profissional brasileiro. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). V. 8 - N. 19 - Setembro-Dezembro de 2019 - ISSN 2316-9303. p.64-78 |
Resumen : | O presente trabalho teve por objetivo discutir as contradições da formação profissional brasileira a partir da dualidade estrutural revelada pela relação capital-trabalho e seu reflexo na relação trabalho-educação. Buscou-se demonstrar a partir do estudos de Saviani (2003, 2007), Frigotto (2009) e Kuenzer (1997) como foi construída a dualidade educacional brasileira. Reconstituída a historicidade desse processo, utilizou-se de Rodrigues (1998), Ramos (2011, 2013) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) para ressaltar os sentidos de uma formação integrada a partir dos conceitos de Politecnia de Marx e Engels, e de escola Unitária de Gramsci. Assim, da confluência dos estudos de Rodrigues (1998) e Ramos (2013) foram configurados os quatros sentidos da integração da educação profissional ao ensino médio: o ético-político, o filosófico, o epistemológico e o pedagógico, como "travessia" para o ideal de politecnia. |
Descripción : | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54709 |
ISSN : | 2316-9303 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FARIAS.Dualidade e Contradições. p.64-78 .pdf Acceso restringido | 138,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.