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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54853

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Diana França Costa da-
dc.date.accessioned2024-01-29T15:15:56Z-
dc.date.available2024-01-29T15:15:56Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Diana França Costa da. A mobilização de conhecimentos combinatórios de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais a partir de um processo formativo. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54853-
dc.description.abstractPesquisas anteriores apontaram para uma dificuldade no reconhecimento e trabalho da Combinatória, especificamente nos invariantes de escolha e ordem nos problemas combinatórios. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar os conhecimentos combinatórios mobilizados por professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais a partir de um processo formativo. Todo o desenvolvimento da pesquisa foi fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, a qual explora três dimensões essenciais - situações (S), invariantes (I) e representações simbólicas (R). Além disso, os conhecimentos das professoras foram analisados no que diz respeito ao conhecimento especializado do conteúdo, o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, bem como o conhecimento do conteúdo e do ensino. O processo formativo contou com a participação voluntária de seis professoras do 4o e/ou 5o ano do Ensino Fundamental, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o tema. A metodologia foi constituída em entrevistas individuais semiestruturadas e um processo formativo com três encontros. Durante o primeiro encontro, as professoras discutiram diferentes situações combinatórias e suas propriedades invariantes, utilizando materiais manipuláveis e problemas impressos. No segundo encontro, analisaram representações simbólicas de respostas de estudantes em situações combinatórias. No último encontro, refletiram sobre como trabalhar a Combinatória em sala de aula. Essa abordagem permitiu uma interação mais próxima entre as participantes, promovendo uma troca rica de informações e experiências ao longo do processo formativo. Ao analisarmos a entrevista inicial com o desenrolar de todo processo formativo das professoras e as perguntas finais, percebe-se que houve considerável avanço no domínio do conhecimento especializado do conteúdo, no conhecimento do conteúdo e dos estudantes, e no conhecimento do conteúdo e do ensino. Elas identificaram relações e propriedades nas situações combinatórias, aprimorando sua compreensão após discussões e análises dos protocolos de respostas dos estudantes. Reconheceram a relevância das representações na resolução dos problemas combinatórios e na compreensão dos estudantes. O entendimento pelas professoras sobre os invariantes e significados das situações combinatórias foi enriquecido, e a sistematização revelou-se uma estratégia útil para auxiliar os seus estudantes na resolução dos problemas. O estudo reforça a importância dos processos formativos para aprimorar aos conhecimentos dos professores e enriquecer o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA mobilização de conhecimentos combinatórios de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais a partir de um processo formativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3837212672557110pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxPrevious research has pointed to a difficulty in recognizing and working with Combinatorics, specifically in the invariants of choice and order in combinatorial problems. In this context, the objective of the present research is to analyze the combinatorial knowledge mobilized by teachers who teach Mathematics in the early years through a formative process. The entire development of the research was based on the Theory of Conceptual Fields, which explores three essential dimensions - situations (S), invariants (I), and symbolic representations (R). In addition, the teachers' knowledge was analyzed regarding specialized content knowledge, content and student knowledge, as well as content and teaching knowledge. The formative process involved the voluntary participation of six teachers from the 4th and/or 5th year of Elementary School, who shared their experiences and knowledge on the subject. The methodology consisted of semi-structured individual interviews and a formative process along three meetings. During the first meeting, the teachers discussed different combinatorial situations and their invariant properties, using manipulable materials and printed problems. In the second meeting, they analyzed symbolic representations of student responses in combinatorial situations. In the last meeting, they reflected on how to work with Combinatorics in the classroom. This approach allowed for closer interaction among the participants, promoting a rich exchange of information and experiences throughout the formative process. Analyzing the initial interview with the unfolding of the entire formative process of the teachers and the final questions, it is evident that there was a considerable advancement in the mastery of specialized content knowledge, content and student knowledge, and content and teaching knowledge. They identified relationships and properties in combinatorial situations, enhancing their understanding after discussions and analyses of student response protocols. They recognized the relevance of representations in solving combinatorial problems and understanding students. The teachers' understanding of the invariants and meanings of combinatorial situations was enriched, and systematization proved to be a useful strategy to assist their students in problem- solving. The study reinforces the importance of formative processes to enhance teachers' knowledge and enrich the teaching of Mathematics in the early years of Elementary School.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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