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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905

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Título: “Quem é a donzela em perigo agora?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023)
Autor(es): LIMA JUNIOR, Valdir da Rocha
SILVA, Dayane Maria Bezerra da
Palavras-chave: Audiovisual; Movimentos sociais; Abordagem interseccional
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: SILVA, D. M. B., LIMA JUNIOR, V. R. "QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Partindo do pressuposto de que as produções audiovisuais veiculam discursos e formam os sujeitos que as consomem, essa pesquisa situa-se no campo das pedagogias culturais e das relações entre Cinema e Educação. Especificamente, nosso interesse recai nas recentes discussões sobre adaptações cinematográficas que, de alguma forma, se alinham às pautas identitárias (inclusão de personagens negros, LGBTQIAPN+, o protagonismo das mulheres etc.). Dessa forma, esta pesquisa visa analisar a série “Velma” (2023), o seriado televisivo “Scooby-Doo” (1969) e o live action “Scooby-Doo” (2002) a fim de pensar sobre quais os discursos reverberados na readaptação em contraste com a animação original e em que medida esses discursos implicam na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos no tempo presente. Amparados em estudos como os de Fischer (2011, 2023) e Costa (2023), analisaremos as essas produções a partir do olhar das pedagogias culturais e da abordagem interseccional.
Descrição: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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