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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905
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Título: | “Quem é a donzela em perigo agora?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023) |
Autor(es): | LIMA JUNIOR, Valdir da Rocha SILVA, Dayane Maria Bezerra da |
Palavras-chave: | Audiovisual; Movimentos sociais; Abordagem interseccional |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | SILVA, D. M. B., LIMA JUNIOR, V. R. "QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Partindo do pressuposto de que as produções audiovisuais veiculam discursos e formam os sujeitos que as consomem, essa pesquisa situa-se no campo das pedagogias culturais e das relações entre Cinema e Educação. Especificamente, nosso interesse recai nas recentes discussões sobre adaptações cinematográficas que, de alguma forma, se alinham às pautas identitárias (inclusão de personagens negros, LGBTQIAPN+, o protagonismo das mulheres etc.). Dessa forma, esta pesquisa visa analisar a série “Velma” (2023), o seriado televisivo “Scooby-Doo” (1969) e o live action “Scooby-Doo” (2002) a fim de pensar sobre quais os discursos reverberados na readaptação em contraste com a animação original e em que medida esses discursos implicam na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos no tempo presente. Amparados em estudos como os de Fischer (2011, 2023) e Costa (2023), analisaremos as essas produções a partir do olhar das pedagogias culturais e da abordagem interseccional. |
Descrição: | 10 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54905 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - DAYANE _VALDIR.pdf | “QUEM É A DONZELA EM PERIGO AGORA?”: MIRADAS INTERSECCIONAIS PARA POLÍTICAS IDENTITÁRIAS EM “SCOOBY-DOO” (1969, 2002) E “VELMA” (2023) | 454,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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