Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54909
Compartilhe esta página
Título: | Gênero e Currículo: uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco |
Autor(es): | SILVA, Thayane Phamella |
Palavras-chave: | Gênero; Currículo; Análise do discurso; Pedagogia; Formação Docente |
Data do documento: | 22-Set-2023 |
Citação: | SILVA, T. P. Gênero e Currículo: uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A partir de questionamentos levantados durante a graduação de licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, o presente trabalho realiza uma análise do discurso de gênero no currículo do curso de pedagogia da UFPE, relacionando as produções nos campos de Ensino, Pesquisa e Extensão – no período de 2015 a 2022, e minha própria vivência curricular, no período de 2018 a 2023. Para tanto, acionamos um panorama teórico situado no campo pós-estruturalista, que percebe os conceitos de gênero como categoria multidimensional constantemente construída e retomada, primariamente ligada à construção de sujeitos e relações sociais; currículo como arena em disputa, vitalmente associado à construção das identidades e manutenção da ordem do discurso, por sua vez entendido como aquilo que manifesta ou oculta o desejo e também é objeto do desejo, isto porque está intimamente ligado ao poder, traduzindo as lutas e, simultaneamente, aquilo pelo qual se luta. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54909 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thayane Phamella da Silva.pdf | 207,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons