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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54918
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Título: | Passado rememorado e futuro imaginado : um estudo sobre trajetórias de vida juvenis a partir da construção de significados sobre o diagnóstico psiquiátrico |
Autor(es): | SILVA, Rodrigo Lira da |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva; Construção de significados; Diagnóstico psiquiátrico; Imaginação; Rememoração; Trajetórias de vida |
Data do documento: | 30-Jan-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Rodrigo Lira da. Passado rememorado e futuro imaginado: um estudo sobre trajetórias de vida juvenis a partir da construção de significados sobre o diagnóstico psiquiátrico. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo geral investigar como jovens significam seus diagnósticos psiquiátricos nas suas trajetórias de vida. Foi utilizado como fundamento teórico um trânsito entre conceitos da Psicologia Cultural de Dinâmica Semiótica (PCDS) e da Psicologia Dialógica, em referência com a Abordagem da Equifinalidade das Trajetórias (TEA). A construção de significados foi compreendida como um processo bidirecional do sujeito em relação com outros, ou seja, o sujeito externaliza mensagens endereçadas aos outros que as transformam e as devolvem para o próprio sujeito, que também, pode ou não, as transformar ao internalizá-las. É nesta dinâmica que os significados, de forma dialógica, podem ser confrontados ou mantidos, o que permite que novas significações surjam na relação. Foi discutido que significar é um fenômeno relacional em que o sujeito visa construir conhecimento sobre si mesmo em suas bases cognitivas e afetivas, além de que é uma dinâmica que o possibilita de criar suas trajetórias de vida. Torna-se importante analisar os diagnósticos psiquiátricos a partir das construções de significados por eles nomearem experiências complexas de sofrimento, que ressoam no decorrer do curso da vida. Assim, o diagnóstico psiquiátrico é significado através da rememoração do passado e da imaginação de futuro em diálogo com outros, pois as experiências traumáticas transcendem os limites do passado, do presente e do futuro. É na relação dialógica, ao rememorar e imaginar, que os jovens significam seus diagnósticos. Nesse sentido, foram realizadas análises a partir da construção de trajetórias de vida de dois jovens usuários em um hospital-dia. Foram feitas quatro entrevistas longitudinais individuais com cada jovem por um período de dois meses, além da confecção de um scrapbook neste mesmo período. As análises foram configuradas em duas etapas: a construção das trajetórias de vida a partir do modelo de equifinalidade das trajetórias (TEM) e análise dialógica. Diante disso, foi discutido que os jovens significam seus diagnósticos a partir de tensões e ambivalências, pois, ao aceitá-los, a sua imaginação de futuro é impactada, mesmo que ela seja tida como um campo de possibilidade diversas. Os jovens significam que seus diagnósticos se imaginam através do sofrimento, vendo-se como sujeitos com poucos processos de mobilidade psíquica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54918 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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