Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54968

Share on

Title: Caminho do samba : o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino
Authors: APOLONIO, Gabriela de Almeida
Keywords: educação musical; escola básica; samba pernambucano; música; juventude
Issue Date: 31-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: APOLONIO, Gabriela de Almeida. Caminho do samba: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação apresenta os resultados do projeto de pesquisa “Caminho do samba: o samba pernambucano como instrumento da educação musical escolar da rede básica de ensino”, que teve por objetivo o de investigar as contribuições trazidas pela cartilha “Samba de PE - Caminho do Samba” para o processo de ensino aprendizagem musical de adolescentes no contexto da escola básica. Tendo por base as discussões sobre musicalização e escola básica (Penna, 1990; 2002), ensino da música, juventude e escola básica (Arroyo, 2013); ensino da música, escola básica e cultura local (Souza, 2020; Queiroz, 2013). A pesquisa teve por caminho metodológico a pesquisa-ação, desenvolvida entre os meses de abril e outubro do ano de 2022 em uma turma de adolescentes, do nono ano de uma escola pública do ensino fundamental do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Tendo por resultado, a percepção de que o trabalho com a cartilha permitiu diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem musical na escola básica, com uma aprendizagem colaborativa entre pares, valorização do saber dos alunos e alunas e o diálogo com os fazedores de samba de Pernambuco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54968
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Gabriela de Almeida Apolonio.pdf6,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons