Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55008

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorCOUTO, Naira Monaliza Cabral-
dc.date.accessioned2024-02-05T16:14:25Z-
dc.date.available2024-02-05T16:14:25Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.citationCOUTO, Naira Monaliza Cabral. O perfil conceitual e a formação docente: uma análise sobre os modos de pensar o conceito de substância. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55008-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar como uma discussão sobre a Teoria dos Perfis Conceituais, tendo como base o perfil de substância poderia direcionar estudantes da licenciatura em Química a propor intervenções para sala de aula. Participaram da pesquisa estudantes da licenciatura em química, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, que estavam cursando a disciplina de Metodologia do Ensino de química III. O caminho metodológico se deu a partir das seguintes etapas: discussão sobre a Teoria dos Perfis Conceituais, mapeamento das zonas do perfil conceitual (questionário), analise da proposta de intervenção e da execução da aula, feita pelos licenciandos (vídeogravação). Os resultados mostraram as zonas que emergiram durante o mapeamento inicial, assim como nas análises subsequentes. Além disso, gostaríamos de destacar o processo de ampliação e de tomada de consciência destas zonas, como resultado das interações discursivas que os participantes tiveram durante o processo de planejamento até a execução.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectQuímica – Conhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectSubstânciapt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.titleO perfil conceitual e a formação docente : uma análise sobre os modos de pensar o conceito de substânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSIMÕES NETO, José Euzebio-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9946164479950610pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze how a discussion on the Theory of Conceptual Profiles, based on the substance profile, could direct Chemistry undergraduate students to propose interventions for the classroom. Students of the degree in chemistry, from the Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, who were studying the discipline of Metodologia no Ensino de Química III, participated in the research. The methodological path was based on the following steps: discussion on the Theory of Conceptual Profiles, mapping of the areas of the conceptual profile (questionnaire), analysis of the intervention proposal and the execution of the class, made by the undergraduates (video recording). The results showed the zones that emerged during the initial mapping, as well as in subsequent analyses. In addition, we would like to highlight the process of expanding and becoming aware of these zones, because of the discursive interactions that the participants had during the planning process until the execution.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Naira Monaliza Cabral Couto.pdf716,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons