Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55008

Share on

Title: O perfil conceitual e a formação docente : uma análise sobre os modos de pensar o conceito de substância
Authors: COUTO, Naira Monaliza Cabral
Keywords: Professores - Formação; Química – Conhecimento e aprendizagem; Substância; Mapeamento conceitual
Issue Date: 6-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: COUTO, Naira Monaliza Cabral. O perfil conceitual e a formação docente: uma análise sobre os modos de pensar o conceito de substância. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como uma discussão sobre a Teoria dos Perfis Conceituais, tendo como base o perfil de substância poderia direcionar estudantes da licenciatura em Química a propor intervenções para sala de aula. Participaram da pesquisa estudantes da licenciatura em química, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, que estavam cursando a disciplina de Metodologia do Ensino de química III. O caminho metodológico se deu a partir das seguintes etapas: discussão sobre a Teoria dos Perfis Conceituais, mapeamento das zonas do perfil conceitual (questionário), analise da proposta de intervenção e da execução da aula, feita pelos licenciandos (vídeogravação). Os resultados mostraram as zonas que emergiram durante o mapeamento inicial, assim como nas análises subsequentes. Além disso, gostaríamos de destacar o processo de ampliação e de tomada de consciência destas zonas, como resultado das interações discursivas que os participantes tiveram durante o processo de planejamento até a execução.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Naira Monaliza Cabral Couto.pdf716,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons