Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55151

Share on

Title: Políticas públicas de formação docente e os reflexos na qualidade da educação
Authors: SOUSA, Laura Maria Andrade de
Keywords: formação de Professores; indicadores educacionais; políticas públicas
Issue Date: 2022
Citation: SOUSA, L.M. Políticas públicas de formação docente e os reflexos na qualidade da educação. Revista Epistemologia e Práxis Educativa. Teresina, n.1, v.5, jan/abr/2022.
Abstract: Este artigo é resultado da proposta de trabalho final da disciplina Tópicos Especiais em Educação II do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo discutir as contribuições das Políticas Públicas de Formação de Professores no contexto da educação básica, para a qualidade da educação no Brasil, por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como referência a Constituição Federal de 1988, Lei n° 9.394/1996, e a literatura estudada na disciplina bem como de outros autores que abordam a temática. Os resultados apontam que: a qualificação dos professores é um dos fatores que contribuem para o cumprimento do direito de todos a uma educação de qualidade; apesar dos avanços na política de formação implementada, ainda há necessidade de melhoria nos currículos da formação inicial e programas de formação continuada, assumindo-se a concepção da docência como profissão, fundada em conhecimentos específicos, mas também em princípios e valores profissionais, e isso exige a combinação da formação técnico- científica com a dimensão sociopsicopedagógica, em vista de uma formação mais coerente, integrada e interdisciplinar; é necessário melhorar a articulação escola- instituições formadoras.
Description: Documento não inclui notas de rodapé.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55151
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUSA; LEAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE. p. 1-17 -.pdf
  Restricted Access
133,24 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.