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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55194
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Title: | Simetria nos anos finais do Ensino Fundamental : explorando peças de bordados manuais |
Authors: | LUZ, Gleicy Kelly de Barros |
Keywords: | Educação matemática; Engenharia Didática; Ensino Fundamental |
Issue Date: | 30-May-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | LUZ, Gleicy Kelly de Barros. Simetria nos anos finais do Ensino Fundamental: explorando peças de bordados manuais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como a exploração de bordados manuais pode contribuir para o conhecimento das simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental. A prática das bordadeiras foi considerada sob a ótica da Etnomatemática, com foco na dimensão educacional. O percurso metodológico inspirado na Engenharia Didática levou a realizar análises preliminares, apresentar a sequência de atividades e justificar as escolhas didáticas realizadas e analisar as produções dos participantes sem compará-las com um grupo controle. O estudo foi realizado em Passira, cidade do Agreste pernambucano conhecida como terra dos bordados manuais. Dois objetivos específicos foram estabelecidos: (a) averiguar que conhecimentos sobre simetria de reflexão são mobilizados por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ao realizarem atividades envolvendo bordados manuais; e (b) identificar aproximações e distanciamentos entre conhecimentos matemáticos presentes na prática do bordado manual e conhecimentos sobre simetria de reflexão trabalhados na escola. Cinco estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental matriculados na rede pública municipal realizaram individualmente uma sequência composta de nove atividades envolvendo a exploração de bordados manuais e outros materiais como papel carbono, instrumentos de medição, barbante, papel quadriculado e papel ofício. As atividades eram voltadas para a cultura e para a conexão com o conteúdo de simetria de reflexão. Os resultados sugerem que as atividades propostas envolvendo bordado manual permitiram o resgate e valorização das práticas e saberes das bordadeiras, favoreceram visualizações de padrões geométricos em peças de bordados manuais já produzidas e estimularam a mobilização intuitiva de conhecimentos sobre simetria de reflexão a partir da exploração dos bordados manuais. Com as respostas dos estudantes foi possível perceber que o conhecimento de simetria mobilizado com o auxílio das peças de bordados manuais pode ter sido construído na escola, durante os anos anteriores, mas também pode ter sido construído pelas práticas culturais observadas em seu meio. A sequência de atividades permitiu que, mesmo de maneira intuitiva, ao passar de uma atividade para a outra, os estudantes recordassem e fortalecessem a ideia de simetria ao lembrar termos e aspectos importantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55194 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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