Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55249
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOREIRA, Augusto César Lima | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Rafaela Cícera | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T17:22:46Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T17:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Rafaela Cícera. Uma análise da simulação PhET Colorado como ferramenta para o ensino de física: um estudo de caso comparativo com a realidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55249 | - |
dc.description.abstract | No ensino de Física utilizam-se as simulações como ferramentas importantes na inserção dos conhecimentos adquiridos pelos(as) estudantes. Assim, essa pesquisa pretende investigar e analisar o modelo teórico utilizado no simulador PhET Colorado para o movimento de um esqueitista em um plano inclinado com atrito. Para efetivação desta investigação utilizou-se o procedimento de estudo de caso, com intuito de compreender e interpretar os dados coletados e as análises críticas a partir da situação analisada. Para fundamentar nossos debates refletimos sobre a veracidade do simulador Physics Education Technology - PhET Colorado na utilização em sala de aula no ensino de Física. Tendo como aporte teórico, Bunge (1974), com seus fundamentos teóricos sobre modelos teóricos e realismo, e Cupani & Pietrocola (2002) que abordam conceitos sobre objeto-modelo. No âmbito desta pesquisa foi possível identificar como as questões relacionadas ao realismo ingênuo na utilização de simulações encontradas no simulador PhET podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Física. Depreendendo-se, portanto, a necessidade de um entendimento de que as simulações, mesmo que importantes para o ensino de Física, não compreende a realidade e seus modelos teóricos consistem em modelos com limitações teóricas que não condizem com a realidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Realismo | pt_BR |
dc.subject | Teoria do modelo | pt_BR |
dc.subject | Método de simulação | pt_BR |
dc.subject | PhET | pt_BR |
dc.title | Uma análise da simulação PhET Colorado como ferramenta para o ensino de física : um estudo de caso comparativo com a realidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3297430331049020 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5231814679023337 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | In Physics teaching, simulations are used as important tools in the insertion of knowledge acquired by students. Thus, this research aims to investigate and analyze the theoretical model used in the PhET Colorado simulator for the movement of a skater on an inclined plane with friction. To carry out this investigation, the case study procedure was used, with the aim of understanding and interpreting the collected data and the critical analyzes based on the analyzed situation. To substantiate our debates, we reflected on the veracity of the PhET Colorado simulator in its use in the classroom in the teaching of Physics. Having as a theoretical contribution, Bunge (1974), with its theoretical foundations on theoretical models and realism, and Cupani & Pietrocola (2002) that address concepts about object-model. Within the scope of this research, it was possible to identify how issues related to naive realism in the use of simulations found in the PhET simulator can compromise the teaching and learning process of Physics concepts. Hence, the need for an understanding that simulations, even if important for the teaching of Physics, do not understand reality and their theoretical models consist of models with theoretical limitations that do not match reality. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafaela Cícera Ferreira.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons