Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55249

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorFERREIRA, Rafaela Cícera-
dc.date.accessioned2024-02-28T17:22:46Z-
dc.date.available2024-02-28T17:22:46Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rafaela Cícera. Uma análise da simulação PhET Colorado como ferramenta para o ensino de física: um estudo de caso comparativo com a realidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55249-
dc.description.abstractNo ensino de Física utilizam-se as simulações como ferramentas importantes na inserção dos conhecimentos adquiridos pelos(as) estudantes. Assim, essa pesquisa pretende investigar e analisar o modelo teórico utilizado no simulador PhET Colorado para o movimento de um esqueitista em um plano inclinado com atrito. Para efetivação desta investigação utilizou-se o procedimento de estudo de caso, com intuito de compreender e interpretar os dados coletados e as análises críticas a partir da situação analisada. Para fundamentar nossos debates refletimos sobre a veracidade do simulador Physics Education Technology - PhET Colorado na utilização em sala de aula no ensino de Física. Tendo como aporte teórico, Bunge (1974), com seus fundamentos teóricos sobre modelos teóricos e realismo, e Cupani & Pietrocola (2002) que abordam conceitos sobre objeto-modelo. No âmbito desta pesquisa foi possível identificar como as questões relacionadas ao realismo ingênuo na utilização de simulações encontradas no simulador PhET podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Física. Depreendendo-se, portanto, a necessidade de um entendimento de que as simulações, mesmo que importantes para o ensino de Física, não compreende a realidade e seus modelos teóricos consistem em modelos com limitações teóricas que não condizem com a realidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectTeoria do modelopt_BR
dc.subjectMétodo de simulaçãopt_BR
dc.subjectPhETpt_BR
dc.titleUma análise da simulação PhET Colorado como ferramenta para o ensino de física : um estudo de caso comparativo com a realidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3297430331049020pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIn Physics teaching, simulations are used as important tools in the insertion of knowledge acquired by students. Thus, this research aims to investigate and analyze the theoretical model used in the PhET Colorado simulator for the movement of a skater on an inclined plane with friction. To carry out this investigation, the case study procedure was used, with the aim of understanding and interpreting the collected data and the critical analyzes based on the analyzed situation. To substantiate our debates, we reflected on the veracity of the PhET Colorado simulator in its use in the classroom in the teaching of Physics. Having as a theoretical contribution, Bunge (1974), with its theoretical foundations on theoretical models and realism, and Cupani & Pietrocola (2002) that address concepts about object-model. Within the scope of this research, it was possible to identify how issues related to naive realism in the use of simulations found in the PhET simulator can compromise the teaching and learning process of Physics concepts. Hence, the need for an understanding that simulations, even if important for the teaching of Physics, do not understand reality and their theoretical models consist of models with theoretical limitations that do not match reality.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafaela Cícera Ferreira.pdf3,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons