Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55249
Comparte esta pagina
Título : | Uma análise da simulação PhET Colorado como ferramenta para o ensino de física : um estudo de caso comparativo com a realidade |
Autor : | FERREIRA, Rafaela Cícera |
Palabras clave : | Física – Ensino e aprendizagem; Realismo; Teoria do modelo; Método de simulação; PhET |
Fecha de publicación : | 29-ago-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FERREIRA, Rafaela Cícera. Uma análise da simulação PhET Colorado como ferramenta para o ensino de física: um estudo de caso comparativo com a realidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | No ensino de Física utilizam-se as simulações como ferramentas importantes na inserção dos conhecimentos adquiridos pelos(as) estudantes. Assim, essa pesquisa pretende investigar e analisar o modelo teórico utilizado no simulador PhET Colorado para o movimento de um esqueitista em um plano inclinado com atrito. Para efetivação desta investigação utilizou-se o procedimento de estudo de caso, com intuito de compreender e interpretar os dados coletados e as análises críticas a partir da situação analisada. Para fundamentar nossos debates refletimos sobre a veracidade do simulador Physics Education Technology - PhET Colorado na utilização em sala de aula no ensino de Física. Tendo como aporte teórico, Bunge (1974), com seus fundamentos teóricos sobre modelos teóricos e realismo, e Cupani & Pietrocola (2002) que abordam conceitos sobre objeto-modelo. No âmbito desta pesquisa foi possível identificar como as questões relacionadas ao realismo ingênuo na utilização de simulações encontradas no simulador PhET podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Física. Depreendendo-se, portanto, a necessidade de um entendimento de que as simulações, mesmo que importantes para o ensino de Física, não compreende a realidade e seus modelos teóricos consistem em modelos com limitações teóricas que não condizem com a realidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55249 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafaela Cícera Ferreira.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons