Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55249
Share on
Title: | Uma análise da simulação PhET Colorado como ferramenta para o ensino de física : um estudo de caso comparativo com a realidade |
Authors: | FERREIRA, Rafaela Cícera |
Keywords: | Física – Ensino e aprendizagem; Realismo; Teoria do modelo; Método de simulação; PhET |
Issue Date: | 29-Aug-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | FERREIRA, Rafaela Cícera. Uma análise da simulação PhET Colorado como ferramenta para o ensino de física: um estudo de caso comparativo com a realidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | No ensino de Física utilizam-se as simulações como ferramentas importantes na inserção dos conhecimentos adquiridos pelos(as) estudantes. Assim, essa pesquisa pretende investigar e analisar o modelo teórico utilizado no simulador PhET Colorado para o movimento de um esqueitista em um plano inclinado com atrito. Para efetivação desta investigação utilizou-se o procedimento de estudo de caso, com intuito de compreender e interpretar os dados coletados e as análises críticas a partir da situação analisada. Para fundamentar nossos debates refletimos sobre a veracidade do simulador Physics Education Technology - PhET Colorado na utilização em sala de aula no ensino de Física. Tendo como aporte teórico, Bunge (1974), com seus fundamentos teóricos sobre modelos teóricos e realismo, e Cupani & Pietrocola (2002) que abordam conceitos sobre objeto-modelo. No âmbito desta pesquisa foi possível identificar como as questões relacionadas ao realismo ingênuo na utilização de simulações encontradas no simulador PhET podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Física. Depreendendo-se, portanto, a necessidade de um entendimento de que as simulações, mesmo que importantes para o ensino de Física, não compreende a realidade e seus modelos teóricos consistem em modelos com limitações teóricas que não condizem com a realidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55249 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafaela Cícera Ferreira.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License