Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55309

Share on

Title: O olhar da Gestão Escolar sobre o Fenômeno da Juvenilização da EJA em uma Escola Estadual de Pernambuco
Authors: OLIVEIRA, Greycielle Barreto de
Keywords: EJA; Juvenilização da EJA; Gestão escolar
Issue Date: 20-Dec-2023
Citation: OLIVEIRA, Greycielle Barreto de. O olhar da Gestão Escolar sobre o Fenômeno da Juvenilização da EJA em uma Escola Estadual de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presença de adolescentes na EJA, juntamente com pessoas adultas e idosas, impõe desafios na organização do trabalho pedagógico O artigo objetiva compreender qual a percepção de um diretor escolar sobre o fenômeno da juvenilização da EJA em uma escola estadual de Pernambuco. Como desdobramento desse objetivo, identificar quais razões a gestão escolar atribui para a ampliação do número de jovens nas turmas da EJA e caracteriza os principais desafios que a gestão escolar encontra ao lidar com esses “jovens tão jovens". Parte de uma discussão conceitual sobre a existência de diversas juventudes, a partir dos estudos de Groppo (2004) e Dayrell (2007) e descreve o fenômeno da juvenilização da EJA. Os resultados apontam que a maioria desses jovens são trabalhadores, e que muitos migraram para a EJA por não conseguir estudar em escolas de tempo integral. O gestor entrevistado aponta a existência de conflitos geracionais e a necessidade de trabalhar a afetividade com esses estudantes. O estudo conclui que é necessário superar estigmas e criar estratégias para a garantia do direito à educação para essa juventude
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55309
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Greycielle Barreto de Oliveira.docx.pdf175 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons