Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55315
Share on
Title: | Jogos Didáticos no Ciclo de Alfabetização: como podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes |
Authors: | BRANDÃO, Yasmin CAVALCANTI, Thais |
Keywords: | Ciclo de alfabetização; Jogos; Manuais didáticos |
Issue Date: | 20-Dec-2023 |
Citation: | CASTRO, Yasmin Emanuela Brandão de; CAVALCANTI, Thais Barbosa de Siqueira. Jogos Didáticos no Ciclo de Alfabetização: como podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente artigo teve como objetivo averiguar como os jogos de alfabetização podem contribuir para a apropriação do sistema de escrita alfabético (SEA) em turmas do ciclo de alfabetização. Para alcançar tal objetivo, foi analisado o acervo de jogos de duas turmas, uma do 1º ano e outra do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Para a produção dos dados, analisamos os jogos, seus manuais e entrevistamos as professoras das turmas e a gestora da escola, no intuito de compreender como nosso objeto de pesquisa (os jogos) são recebidos e utilizados em sala de aula. Como resultado, identificamos que o manual desempenha uma função de facilitar a prática pedagógica, desde que apresente os objetivos e dos jogos e oriente sobre a forma de usá-los. A ausência de instruções objetivas pode comprometer a funcionalidade dos jogos como recurso pedagógico. Para as professoras participantes da pesquisa, os jogos são importante recurso para o trabalho de alfabetização, por serem lúdicos e atenderem à heterogeneidade de conhecimentos dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55315 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Thais Cavalcanti e Yasmin Brandão.pdf | 265,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License