Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55315
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Eliana | - |
dc.contributor.author | BRANDÃO, Yasmin | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Thais | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T23:23:05Z | - |
dc.date.available | 2024-03-01T23:23:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Yasmin Emanuela Brandão de; CAVALCANTI, Thais Barbosa de Siqueira. Jogos Didáticos no Ciclo de Alfabetização: como podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55315 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo teve como objetivo averiguar como os jogos de alfabetização podem contribuir para a apropriação do sistema de escrita alfabético (SEA) em turmas do ciclo de alfabetização. Para alcançar tal objetivo, foi analisado o acervo de jogos de duas turmas, uma do 1º ano e outra do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Para a produção dos dados, analisamos os jogos, seus manuais e entrevistamos as professoras das turmas e a gestora da escola, no intuito de compreender como nosso objeto de pesquisa (os jogos) são recebidos e utilizados em sala de aula. Como resultado, identificamos que o manual desempenha uma função de facilitar a prática pedagógica, desde que apresente os objetivos e dos jogos e oriente sobre a forma de usá-los. A ausência de instruções objetivas pode comprometer a funcionalidade dos jogos como recurso pedagógico. Para as professoras participantes da pesquisa, os jogos são importante recurso para o trabalho de alfabetização, por serem lúdicos e atenderem à heterogeneidade de conhecimentos dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Manuais didáticos | pt_BR |
dc.title | Jogos Didáticos no Ciclo de Alfabetização: como podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Cristiana | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8163166958408092 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2282314817800170 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0377713500986284 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Psicologia, Inclusão e educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6726044570519640 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thais Cavalcanti e Yasmin Brandão.pdf | 265,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons