Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55315

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Eliana-
dc.contributor.authorBRANDÃO, Yasmin-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Thais-
dc.date.accessioned2024-03-01T23:23:05Z-
dc.date.available2024-03-01T23:23:05Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2024-02-29-
dc.identifier.citationCASTRO, Yasmin Emanuela Brandão de; CAVALCANTI, Thais Barbosa de Siqueira. Jogos Didáticos no Ciclo de Alfabetização: como podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55315-
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo averiguar como os jogos de alfabetização podem contribuir para a apropriação do sistema de escrita alfabético (SEA) em turmas do ciclo de alfabetização. Para alcançar tal objetivo, foi analisado o acervo de jogos de duas turmas, uma do 1º ano e outra do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Para a produção dos dados, analisamos os jogos, seus manuais e entrevistamos as professoras das turmas e a gestora da escola, no intuito de compreender como nosso objeto de pesquisa (os jogos) são recebidos e utilizados em sala de aula. Como resultado, identificamos que o manual desempenha uma função de facilitar a prática pedagógica, desde que apresente os objetivos e dos jogos e oriente sobre a forma de usá-los. A ausência de instruções objetivas pode comprometer a funcionalidade dos jogos como recurso pedagógico. Para as professoras participantes da pesquisa, os jogos são importante recurso para o trabalho de alfabetização, por serem lúdicos e atenderem à heterogeneidade de conhecimentos dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectManuais didáticospt_BR
dc.titleJogos Didáticos no Ciclo de Alfabetização: como podem contribuir para as aprendizagens dos estudantespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Cristiana-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8163166958408092pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2282314817800170pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377713500986284pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departamentPsicologia, Inclusão e educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6726044570519640pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thais Cavalcanti e Yasmin Brandão.pdf265,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons