Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55315

Comparte esta pagina

Título : Jogos Didáticos no Ciclo de Alfabetização: como podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes
Autor : BRANDÃO, Yasmin
CAVALCANTI, Thais
Palabras clave : Ciclo de alfabetização; Jogos; Manuais didáticos
Fecha de publicación : 20-dic-2023
Citación : CASTRO, Yasmin Emanuela Brandão de; CAVALCANTI, Thais Barbosa de Siqueira. Jogos Didáticos no Ciclo de Alfabetização: como podem contribuir para as aprendizagens dos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente artigo teve como objetivo averiguar como os jogos de alfabetização podem contribuir para a apropriação do sistema de escrita alfabético (SEA) em turmas do ciclo de alfabetização. Para alcançar tal objetivo, foi analisado o acervo de jogos de duas turmas, uma do 1º ano e outra do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade do Recife. Para a produção dos dados, analisamos os jogos, seus manuais e entrevistamos as professoras das turmas e a gestora da escola, no intuito de compreender como nosso objeto de pesquisa (os jogos) são recebidos e utilizados em sala de aula. Como resultado, identificamos que o manual desempenha uma função de facilitar a prática pedagógica, desde que apresente os objetivos e dos jogos e oriente sobre a forma de usá-los. A ausência de instruções objetivas pode comprometer a funcionalidade dos jogos como recurso pedagógico. Para as professoras participantes da pesquisa, os jogos são importante recurso para o trabalho de alfabetização, por serem lúdicos e atenderem à heterogeneidade de conhecimentos dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55315
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thais Cavalcanti e Yasmin Brandão.pdf265,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons