Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55318
Share on
Title: | O ensino da oralidade nos livros didáticos de alfabetização e letramento do ensino fundamental |
Authors: | VERIDIANO, Rayra Saara M LEAL, Telma Ferraz |
Keywords: | oralidade; livro didático; língua |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | VERIDIANO, Rayra Saara M.; LEAL, Telma Ferraz. O ensino da oralidade nos livros didáticos de alfabetização e letramento do Ensino Fundamental. FUCAMP Cadernos, v.20, p.27- 44, 2021. |
Abstract: | No presente artigo é analisada a proposta de ensino da oralidade em uma coleção de livros didáticos destinada aos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma investigação das concepções de ensino da linguagem oral presentes no manual do professor e as dimensões do ensino da oralidade presentes nas atividades dos livros dos alunos. Desse modo, foi adotada a metodologia de análise documental, a partir dos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (1995). Os dados evidenciaram que a coleção contempla o ensino da linguagem oral, defendendo, no Manual do Professor, a importância do trabalho com a oralidade. Nos livros dos alunos são encontradas atividades relativas a diferentes dimensões desse ensino, porém, com maior ênfase à promoção de situações informais do uso da língua e da oralização do texto escrito. Não há, portanto, suficiência no trabalho com foco nos diversos gêneros orais que demandam maior planejamento e monitoramento da linguagem. |
Description: | Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55318 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERIDIANO; LEAL. Ensino da oralidade nos livros didáticos -.pdf Restricted Access | 192,72 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.