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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55318

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Título: O ensino da oralidade nos livros didáticos de alfabetização e letramento do ensino fundamental
Autor(es): VERIDIANO, Rayra Saara M
LEAL, Telma Ferraz
Palavras-chave: oralidade; livro didático; língua
Data do documento: 2021
Citação: VERIDIANO, Rayra Saara M.; LEAL, Telma Ferraz. O ensino da oralidade nos livros didáticos de alfabetização e letramento do Ensino Fundamental. FUCAMP Cadernos, v.20, p.27- 44, 2021.
Abstract: No presente artigo é analisada a proposta de ensino da oralidade em uma coleção de livros didáticos destinada aos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma investigação das concepções de ensino da linguagem oral presentes no manual do professor e as dimensões do ensino da oralidade presentes nas atividades dos livros dos alunos. Desse modo, foi adotada a metodologia de análise documental, a partir dos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (1995). Os dados evidenciaram que a coleção contempla o ensino da linguagem oral, defendendo, no Manual do Professor, a importância do trabalho com a oralidade. Nos livros dos alunos são encontradas atividades relativas a diferentes dimensões desse ensino, porém, com maior ênfase à promoção de situações informais do uso da língua e da oralização do texto escrito. Não há, portanto, suficiência no trabalho com foco nos diversos gêneros orais que demandam maior planejamento e monitoramento da linguagem.
Descrição: Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55318
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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