Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337

Share on

Title: Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb
Authors: MUNIZ, Rita de Fátima
MUNIZ, Sheila Maria
ANDRIOLA, Wagner Bandeira
Keywords: avaliação educacional; cenário educacional internacional; índice de desenvolvimento da educação básica
Issue Date: Aug-2022
Citation: MUNIZ, Rita de Fátima; MUNIZ, Sheila Maria; BANDEIRA ANDRIOLA, Wagner. Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb. Revista Docentes, Fortaleza, v. 07, n. 018, pp. 65-73, agosto 2022
Abstract: Esse artigo aborda a trajetória da avaliação educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem bibliográfica. Para tanto, embasou-se na legislação vigente e em autores como Andriola (1999,2004), Horta Neto (2007, 2013), Vianna (1989, 2000, 2005), dentre outros. Evidenciou-se que as transformações ocorridas no cenário educacional internacional, especificamente nos Estados Unidos, influenciaram a projeção da avaliação no Brasil, e que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é difundido como um referencial de qualidade da educação no país.
Description: Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MUNIZ; MUNIZ. Caminhos da avaliação educacional. p. 65-73.pdf
  Restricted Access
141,09 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.