Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337

Comparte esta pagina

Título : Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb
Autor : MUNIZ, Rita de Fátima
MUNIZ, Sheila Maria
ANDRIOLA, Wagner Bandeira
Palabras clave : avaliação educacional; cenário educacional internacional; índice de desenvolvimento da educação básica
Fecha de publicación : ago-2022
Citación : MUNIZ, Rita de Fátima; MUNIZ, Sheila Maria; BANDEIRA ANDRIOLA, Wagner. Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb. Revista Docentes, Fortaleza, v. 07, n. 018, pp. 65-73, agosto 2022
Resumen : Esse artigo aborda a trajetória da avaliação educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem bibliográfica. Para tanto, embasou-se na legislação vigente e em autores como Andriola (1999,2004), Horta Neto (2007, 2013), Vianna (1989, 2000, 2005), dentre outros. Evidenciou-se que as transformações ocorridas no cenário educacional internacional, especificamente nos Estados Unidos, influenciaram a projeção da avaliação no Brasil, e que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é difundido como um referencial de qualidade da educação no país.
Descripción : Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MUNIZ; MUNIZ. Caminhos da avaliação educacional. p. 65-73.pdf
  Acceso restringido
141,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.