Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337
Comparte esta pagina
Título : | Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb |
Autor : | MUNIZ, Rita de Fátima MUNIZ, Sheila Maria ANDRIOLA, Wagner Bandeira |
Palabras clave : | avaliação educacional; cenário educacional internacional; índice de desenvolvimento da educação básica |
Fecha de publicación : | ago-2022 |
Citación : | MUNIZ, Rita de Fátima; MUNIZ, Sheila Maria; BANDEIRA ANDRIOLA, Wagner. Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb. Revista Docentes, Fortaleza, v. 07, n. 018, pp. 65-73, agosto 2022 |
Resumen : | Esse artigo aborda a trajetória da avaliação educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem bibliográfica. Para tanto, embasou-se na legislação vigente e em autores como Andriola (1999,2004), Horta Neto (2007, 2013), Vianna (1989, 2000, 2005), dentre outros. Evidenciou-se que as transformações ocorridas no cenário educacional internacional, especificamente nos Estados Unidos, influenciaram a projeção da avaliação no Brasil, e que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é difundido como um referencial de qualidade da educação no país. |
Descripción : | Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MUNIZ; MUNIZ. Caminhos da avaliação educacional. p. 65-73.pdf Acceso restringido | 141,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.