Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55350

Compartilhe esta página

Título: Sentidos e Significados da Violência Cotidiana no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil
Autor(es): SENA, Isadora de Paula
LIMA, Juliana Camila Caetano de
Palavras-chave: Educação; Violência; Educação Infantil
Data do documento: 20-Dez-2023
Citação: SENA, Isadora de Paula; LIMA, Juliana Camila Caetano de. Sentidos e Significados da Violência Cotidiana no Processo de Aprendizagem da Criança na Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de analisar as significações acerca da violência cotidiana e de seus impactos sobre a aprendizagem da criança no contexto da educação infantil. Com base na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico realizou-se uma busca de conteúdos sobre o tema em algumas bases de dados, como: Portal da Capes, Google Acadêmico, Portal Scielo e sites de Universidades. Além dessas fontes, consultou-se também livros e a legislação. Os resultados apontam que o contexto social afeta diretamente o processo de aprendizagem das crianças. Que é preciso um ambiente e condições saudáveis para esse sujeito se desenvolver. Portanto, vários danos podem ser gerados e afetam desde o desempenho escolar até a capacidade de relacionar-se com o outro. O que também traz à tona a discussão sobre os problemas socioculturais causadores das desigualdades econômicas e geradores da violência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55350
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isadora de Paula Sena e Juliana Camila Caetano de Lima.pdf219,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons