Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55363

Share on

Title: Qualidade de vida no trabalho (QVT): um estudo sobre a percepção dos colaboradores do Banco do Nordeste do Brasil S. A. - agência Pesqueira/PE.
Authors: SANTOS, Bárbara Luiza Monteiro dos
Keywords: Banco do Nordeste do Brasil; Qualidade de vida no trabalho
Issue Date: 30-Nov-2011
Citation: SANTOS, Bárbara Luiza Monteiro dos. Qualidade de vida no trabalho (QVT): um estudo sobre a percepção dos colaboradores do Banco do Nordeste do Brasil S. A. - agência Pesqueira/PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2011.
Abstract: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) engloba, dentre muitos aspectos, o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. Atualmente, o tema tem sido uma preocupação constante no meio organizacional e acadêmico. Diante desse contexto, o presente trabalho apresenta um estudo desenvolvido na agência Pesqueira-PE do Banco do Nordeste do Brasil S.A., tendo como foco principal analisar a qualidade de vida no trabalho de seus integrantes, suas percepções sobre o tema e ações que possam ser implementadas objetivando sua melhoria. Para isso, a fundamentação teórica abordou a origem e evolução da QVT, seus conceitos e modelos de avaliação, evidenciando o modelo de Walton e suas oito categorias conceituais, por ser considerado o mais abrangente. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, do tipo survey, com a aplicação de um questionário com 51 questões fechadas, no mês de outubro de 2011, analisados quantitativamente por seu conteúdo. Os dados obtidos foram analisados com auxílio do Microsoft Office Excel 2007 e apresentados em forma de gráficos e tabelas. Com os resultados da análise da pesquisa, observou-se uma média satisfatória da QVT, porém alguns fatores merecem especial atenção por parte da organização, para melhoria das condições de trabalho de seus colaboradores. Vale salientar que para muitos estudiosos do tema, a QVT é um ponto fundamental para o aumento da produtividade organizacional, trazendo, pois, inúmeros benefícios tanto para o funcionário, quanto para a organização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55363
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Bárbara Luiza Monteiro dos.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons