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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55446

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTOYA, Maxime-
dc.contributor.authorCANTALICE, Guilherme Santiago Mendes-
dc.date.accessioned2024-03-14T15:12:01Z-
dc.date.available2024-03-14T15:12:01Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2024-03-14-
dc.identifier.citationCANTALICE, Guilherme Santiago Mendes. Aplicação da metodologia RCA para reprojeto de redutor planetário de veículo fora de estrada. 2024. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55446-
dc.description.abstractO trem de engrenagens planetárias é um tipo de sistema de transmissão amplamente utilizado no cotidiano, especialmente nos conjuntos de transmissão automáticas dos veículos automotores por permitirem, versatilmente, que um mesmo trem de engrenagens tenha mais de uma velocidade de saída do conjunto em um reduzido espaço físico axial. O presente estudo trata de um estudo de caso de um redutor de velocidades do sistema de transmissão do protótipo automotor fora de estrada da equipe Mangue Baja SAE da UFPE, que utilizou um trem de engrenagens planetário, e veio a falhar no seu período de validação. Dessa forma um estudo de análise de causa raiz (RCA) do problema foi realizado com o emprego das ferramentas dos 5 porquês e da árvore de falhas. A aplicação da ferramenta de RCA, foi possibilitada com a desmontagem do redutor de velocidades e, o registro da avaliação do estado de todas as peças e partes desse redutor de velocidades. A combinação do método dos 5 porquês com o método da árvore de falhas que levaram a identificação das causas raiz da falha do redutor de velocidades do protótipo fora de estrada como sendo a pista interna do rolamento inadequada, e o excesso de liberdade do eixo de suporte dos rolamentos e engrenagens do redutor de velocidades estudado.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrem de engrenagens planetáriopt_BR
dc.subjectAnálise de C=causa raiz RCApt_BR
dc.subjectTransmissão automotivapt_BR
dc.subjectRolamentospt_BR
dc.subjectPorta-satélitespt_BR
dc.subject5 Porquêspt_BR
dc.titleAplicação da metodologia RCA para reprojeto de redutor planetário de veículo fora de estradapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2179327647405825pt_BR
dc.description.abstractxThe planetary gear sets are a widely used type of gear train, especially in the automatic transmission systems of motor vehicles, due to its versatility, allowing a single planetary gear set to provide multiple output speeds, within a limited axial space. During the development of a new gearbox final drive for the transmission system of the off-road prototype for the Mangue Baja SAE team at UFPE, a planetary gear train was employed. However, fail in its gear train occurred during its validation test period. In this way, a root cause analysis (RCA) study of the problem was conducted utilizing the 5 Whys and the fault tree analysis tools. The application of the RCA tools was possible by disassembling the gearbox and recording the assessment of the condition of all parts and components of this gearbox. The combination of the 5 Whys method with the Fault Tree Analysis method led to the identification of the Root Causes of Failure of the off-road prototype's gearbox, as the inadequate inner race of the bearing and the lack of rigidity of the support shaft for the bearings and planet gears of the studied gearbox.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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APLICAÇÃO DA METODOLOGIA RCA PARA REPROJETO DE VEÍCULO FORA DE ESTRADA - TCC GUILHERME S M CANTALICE - VF2.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
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