Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55536
Compartilhe esta página
Título: | A construção do conceito de sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do ciclo de experiência kellyana |
Autor(es): | OLIVEIRA, Weverton Souza de |
Palavras-chave: | Ciências – Conhecimentos e aprendizagem; Didática; Sustentabilidade; Ciclo de Experiência Kellyana |
Data do documento: | 15-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIVEIRA, Weverton Souza de. A construção do conceito de sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do ciclo de experiência kellyana. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A complexidade de muitos conteúdos de ciências no ensino fundamental influencia no processo de aprendizagem e construção de conceitos por parte dos estudantes. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo contribuir na construção do conceito de Sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Acreditando que os educandos possuem a capacidade de refletir e dialogar sobre suas concepções e saberes, realizamos algumas intervenções com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Chã de Alegria – PE. Usamos etapas do CEK com o intuito primeiramente de identificar concepções prévias e em seguida contribuir na construção do conceito de sustentabilidade. No trabalho, usamos o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) para analisar livros didáticos de ciências, e compreender como esse recurso contribui para o ensino aprendizagem do conceito de Sustentabilidade. Os resultados indicam que inicialmente os estudantes apresentaram dificuldade com o conceito de sustentabilidade, porém eles já possuíam conhecimentos prévios sobre a temática. Observamos que, mesmo entendendo a importância do debate da educação ambiental e da sustentabilidade para as suas comunidades, eles não sabiam conceituar de forma clara e objetiva. Finalmente, observou-se que a partir das intervenções didáticas pedagógicas, eles conseguiram fortalecer os conhecimentos e mudaram significativamente seus conceitos, se aproximando das definições formais aceitas pela comunidade científica nesta área do conhecimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55536 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Weverton Souza de Oliveira.pdf Item embargado até 2026-03-16 | 917,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons