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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55607

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Título: Aplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares
Autor(es): MELO, Jéssica Katarina Olímpia de
Palavras-chave: Educação; Educação infantil; Linguagem; Aprendizagem
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Jessica Katarina Olímpia de. Aplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho de dissertação explora a contribuição da aplicação de um programa de intervenção para o desenvolvimento das habilidades cognitivo-linguísticas em pré- escolares, sendo ressaltada a relevância da educação infantil nesse processo. Nesta pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura abrangente, seguida da apresentação de um artigo original como resultado principal. Assumiu-se como objetivo geral, verificar a contribuição da aplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares brasileiros pós-pandemia de COVID-19. Os resultados reforçam a importância da realização de intervenções direcionadas e específicas na Educação Infantil, visando promover o avanço das competências necessárias para a alfabetização. É possível perceber que as turmas que receberam a intervenção educativa apresentaram resultados estatisticamente significativos em diferentes habilidades. O Grupo 1, que recebeu a intervenção educativa ao longo do ano letivo, por exemplo, apresentou ganhos nas habilidades de identificação e produção de rima, que são habilidades em defasagem em diferentes contextos educacionais. No entanto, a realização de pesquisas de intervenção longitudinal em escolas é um desafio, devido à influência de diversos fatores externos e variáveis intervenientes que prejudicam o cronograma da pesquisa. Além disso, também se constata a importância de estudos complementares que explorem diferentes níveis de intervenção preventiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55607
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

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