Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55607

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de-
dc.contributor.authorMELO, Jéssica Katarina Olímpia de-
dc.date.accessioned2024-03-26T12:27:03Z-
dc.date.available2024-03-26T12:27:03Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationMELO, Jessica Katarina Olímpia de. Aplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55607-
dc.description.abstractEste trabalho de dissertação explora a contribuição da aplicação de um programa de intervenção para o desenvolvimento das habilidades cognitivo-linguísticas em pré- escolares, sendo ressaltada a relevância da educação infantil nesse processo. Nesta pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura abrangente, seguida da apresentação de um artigo original como resultado principal. Assumiu-se como objetivo geral, verificar a contribuição da aplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares brasileiros pós-pandemia de COVID-19. Os resultados reforçam a importância da realização de intervenções direcionadas e específicas na Educação Infantil, visando promover o avanço das competências necessárias para a alfabetização. É possível perceber que as turmas que receberam a intervenção educativa apresentaram resultados estatisticamente significativos em diferentes habilidades. O Grupo 1, que recebeu a intervenção educativa ao longo do ano letivo, por exemplo, apresentou ganhos nas habilidades de identificação e produção de rima, que são habilidades em defasagem em diferentes contextos educacionais. No entanto, a realização de pesquisas de intervenção longitudinal em escolas é um desafio, devido à influência de diversos fatores externos e variáveis intervenientes que prejudicam o cronograma da pesquisa. Além disso, também se constata a importância de estudos complementares que explorem diferentes níveis de intervenção preventiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolarespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMEIRA, Luciana Cidrim Calado-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7549579645748934pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5733325908581489pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation explores the contribution of the application of an intervention program for the development of cognitive-linguistic skills in preschoolers, emphasizing the relevance of early childhood education in this process. In this research, a comprehensive literature review was carried out, followed by the presentation of an original article as the main result and an appendix detailing the program used in the intervention carried out. It was assumed as a general objective, to investigate the initial cognitive-linguistic abilities of preschoolers, as well as to verify the changes after the period of educational intervention. The results reinforce the importance of conducting targeted and specific interventions in Early Childhood Education, aiming to promote the advancement of skills necessary for literacy. It is possible to see that the classes that received the educational intervention showed statistically significant results in different skills. Group 1, which received the educational intervention throughout the school year, for example, showed gains in rhyme identification and production skills, which are skills that are lagging in different educational contexts. However, carrying out longitudinal intervention research in schools is a challenge, due to the influence of several external factors and intervening variables that affect the research schedule. In addition, the importance of complementary studies that explore different levels of preventive intervention is also noted.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4940588503595829pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jéssica Katarina Olímpia de Melo.pdf905,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons