Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55607
Comparte esta pagina
Título : | Aplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares |
Autor : | MELO, Jéssica Katarina Olímpia de |
Palabras clave : | Educação; Educação infantil; Linguagem; Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 31-ago-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MELO, Jessica Katarina Olímpia de. Aplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Este trabalho de dissertação explora a contribuição da aplicação de um programa de intervenção para o desenvolvimento das habilidades cognitivo-linguísticas em pré- escolares, sendo ressaltada a relevância da educação infantil nesse processo. Nesta pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura abrangente, seguida da apresentação de um artigo original como resultado principal. Assumiu-se como objetivo geral, verificar a contribuição da aplicação de um programa de intervenção para a promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares brasileiros pós-pandemia de COVID-19. Os resultados reforçam a importância da realização de intervenções direcionadas e específicas na Educação Infantil, visando promover o avanço das competências necessárias para a alfabetização. É possível perceber que as turmas que receberam a intervenção educativa apresentaram resultados estatisticamente significativos em diferentes habilidades. O Grupo 1, que recebeu a intervenção educativa ao longo do ano letivo, por exemplo, apresentou ganhos nas habilidades de identificação e produção de rima, que são habilidades em defasagem em diferentes contextos educacionais. No entanto, a realização de pesquisas de intervenção longitudinal em escolas é um desafio, devido à influência de diversos fatores externos e variáveis intervenientes que prejudicam o cronograma da pesquisa. Além disso, também se constata a importância de estudos complementares que explorem diferentes níveis de intervenção preventiva. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55607 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jéssica Katarina Olímpia de Melo.pdf | 905,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons