Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55614

Compartilhe esta página

Título: Investigação dos efeitos dos abalos sísmicos em projeto de tanques atmosféricos referente à norma API STD 650 no Brasil
Autor(es): SANTANA, Fernanda Santos de
Palavras-chave: Tanque de armazenamento; sismos; API 650; Projeto
Data do documento: 26-Fev-2024
Citação: SANTANA, Fernanda Santos de. Investigação dos efeitos dos abalos sísmicos em projeto de tanques atmosféricos referente à norma API STD 650 no Brasil. 2024. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica , Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Tanques de armazenamento atmosférico são comumente utilizados no armazenamento de derivados de petróleo muito presente em terminais e zonas industriais. Durante sua etapa de projeto, deve-se validar os principais critérios de estabilidade, os quais estão ligados à pressão interna, cargas de vento e excitação sísmica do local onde é montado. Contudo, no Brasil a condição sismológica não é levada em consideração em projetos por grande parte dos engenheiros que deveriam observá-la, visto que, pelo senso comum, tem-se que o Brasil é um país livre de condições sísmicas significativas. Assim, o presente trabalho objetiva como fonte de consulta para considerações sísmicas em tanques de armazenamento projetos para o Brasil. Diante disso, foi realizado, através de uma revisão bibliográfica, o levantamento histórico de sismos no Brasil com magnitude mb ≥ 5,0. Por conseguinte, três tanques foram projetados para diferentes taxas H/D e a consideração sísmica foi avaliada conforme anexo E da API STD 650 (2020). A região de maior índice de sismos foi localizada no mapa da norma ABNT NBR 15421 (2023) obtendo-se sua aceleração horizontal do levantamento, o Acre foi o estado que apresentou maior frequência de sismos com um percentual de 36,4%, estando este presente na zona 4 com aceleração horizontal de 0,15g. Os três tanques de estudo mostraram-se estáveis para a pressão interna de operação e cargas de vento do local, todavia não se mostram estáveis em razão da condição sísmica por apresentarem taxas de ancoragem J ≥ 1,54. Além disso, foi identificado que tanques presentes nas zonas 0 e 1 não necessitam de verificações sísmicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55614
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FERNANDA SANTOS DE SANTANA.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons