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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55627
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Título: | Contribuições de um modelo didático sobre transcrição e tradução para melhoria do ensino-aprendizagem em genética |
Autor(es): | MENEZES, Jose Severino de |
Palavras-chave: | Material didático; Metodologia de ensino; Genética molecular |
Data do documento: | 6-Set-2023 |
Citação: | MENEZES, Jose Severino de. Contribuições de um modelo didático sobre transcrição e tradução para melhoria do ensino-aprendizagem em genética. 2023. 39 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | É sabido que a disciplina de Genética traz consigo uma certa dificuldade de compreensão por parte dos estudantes, devido à natureza molecular dos processos de duplicação, transcrição e tradução do material genético, dentro da célula. Diante disso, este trabalho buscou elaborar um modelo didático ilustrativo das etapas envolvendo DNA, RNA e ribossomos que, ao ser visualizado pelos alunos, reproduz de maneira sequencial e ilustrativa os processos genéticos primordiais para a manutenção da vida: a estrutura do DNA, a transcrição de seus genes na forma de RNA, e o processamento da informação contida no código genético para a formação final das proteínas, essenciais ao funcionamento dos processos celulares. O modelo didático foi aplicado a estudantes de uma turma de Ensino Médio da Escola EREM Raimundo Honório no município de Bom Jardim, Pernambuco, demonstrando ser uma proposta metodológica que contribuiu para a melhoria do aprendizado dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55627 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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