Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55627

Compartilhe esta página

Título: Contribuições de um modelo didático sobre transcrição e tradução para melhoria do ensino-aprendizagem em genética
Autor(es): MENEZES, Jose Severino de
Palavras-chave: Material didático; Metodologia de ensino; Genética molecular
Data do documento: 6-Set-2023
Citação: MENEZES, Jose Severino de. Contribuições de um modelo didático sobre transcrição e tradução para melhoria do ensino-aprendizagem em genética. 2023. 39 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: É sabido que a disciplina de Genética traz consigo uma certa dificuldade de compreensão por parte dos estudantes, devido à natureza molecular dos processos de duplicação, transcrição e tradução do material genético, dentro da célula. Diante disso, este trabalho buscou elaborar um modelo didático ilustrativo das etapas envolvendo DNA, RNA e ribossomos que, ao ser visualizado pelos alunos, reproduz de maneira sequencial e ilustrativa os processos genéticos primordiais para a manutenção da vida: a estrutura do DNA, a transcrição de seus genes na forma de RNA, e o processamento da informação contida no código genético para a formação final das proteínas, essenciais ao funcionamento dos processos celulares. O modelo didático foi aplicado a estudantes de uma turma de Ensino Médio da Escola EREM Raimundo Honório no município de Bom Jardim, Pernambuco, demonstrando ser uma proposta metodológica que contribuiu para a melhoria do aprendizado dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55627
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSÉ SEVERINO DE MENEZES_organized.pdf8,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons