Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55649

Share on

Title: Proposta de um jogo didático sobre a biodiversidade dos recifes e manguezais
Authors: ROCHA, Alisson Carlos da
Keywords: Biodiversidade; Ensino fundamental e médio; Material de ensino; Manguezal; Recifes
Issue Date: 22-Sep-2023
Citation: ROCHA, Alisson Carlos da. Proposta de um jogo didático sobre a biodiversidade dos recifes e manguezais. 2023. 37 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O ecossistema marinho é rico em habitats que abrigam uma série de espécies animais e vegetais. Entre esses habitats estão os manguezais e recifes, localizados na região costeira, que servem de abrigo para uma ampla diversidade de organismos. Infelizmente esses locais sofrem com impactos antrópicos como o descarte de lixo, o pisoteio, o desmatamento e o aterro. Tendo em vista essa problemática, se propõe este jogo didático que tem por finalidade trabalhar as principais características dos recifes e manguezais de forma lúdica, divulgando também a importância desses ambientes além de proporcionar uma aproximação entre as atividades teóricas e práticas. Para a construção deste recurso, foram realizadas visitas aos manguezais e recifes presentes na cidade de Tamandaré-PE onde foi feita a coleta de imagens e levantamento de informações, complementada pela consulta à literatura. O jogo didático construído é baseado no jogo da memória, porém com mudanças na mecânica onde foram incluídas cartas com perguntas, cartas com curiosidades, cartas quiz e um sistema de pontos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55649
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Alisson Carlos da Rocha.pdf808,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons