Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55670

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorSILVA, Gleyce Kelly Rosicleide da-
dc.date.accessioned2024-04-01T16:14:55Z-
dc.date.available2024-04-01T16:14:55Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Gleyce Kelly Rosicleide da. Educação alimentar e nutricional com escolares: uma estratégia de promoção da alimentação saudável e sustentável em um município do agreste pernambucano. 2024. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55670-
dc.description.abstractDiante do aumento expressivo do sobrepeso e obesidade infantil, que eleva a possibilidade de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), é de grande importância traçar estratégias fundamentadas nos princípios da educação alimentar e nutricional (EAN) para proteção e promoção à saúde durante a infância. O ambiente escolar destaca-se como espaço privilegiado para construção de atividades e discussões que ressaltam a importância e o valor de manter uma alimentação saudável, adequada e sustentável e sua relação com o processo saúde-doença. O objetivo deste trabalho foi realizar ações de EAN por meio de atividades que incentivem a alimentação saudável e sustentável com crianças de uma escola pública da zona rural do município de Feira Nova, Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida com crianças de ambos os sexos, de 9 a 11 anos de idade, matriculadas nas turmas do 4º e 5º ano da educação infantil. Inicialmente foi realizado o diagnóstico do público-alvo, através da avaliação do comportamento alimentar e frequência de consumo de alguns grupos de alimentos. A avaliação do estado nutricional foi realizada a partir do índice de massa corporal por idade (IMC/I) de acordo com o sexo. Ao todo foram realizados 4 encontros semanais com duração média de 40 a 60 minutos, no período de novembro a dezembro de 2023, sendo desenvolvidas atividades de EAN com incentivo à alimentação saudável, adequada e sustentável. Com relação ao estado nutricional dos escolares, 25% foram classificados com sobrepeso e 17% com obesidade, apresentaram elevado consumo de alimentos ultraprocessados, tais como, embutidos, guloseimas, salgadinhos industrializados e notou-se baixo consumo de verduras e legumes. Os escolares também faziam o uso de tela durante a refeição, relatado por 75% dos participantes. Quanto às atividades de EAN realizadas, observou-se interesse em aprender sobre a temática e em participar das ações, com a sensibilização dos escolares sobre a importância de manter uma alimentação saudável e sustentável para a saúde do organismo e para o ambiente. A realização das atividades contribuiu na aprendizagem sobre nutrição e para a influência da alimentação saudável e sustentável entre os alunos. Sendo a escola um ambiente propício à discussão sobre a temática por meio da EAN.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectAlimentação saudável e sustentávelpt_BR
dc.titleEducação alimentar e nutricional com escolares: uma estratégia de promoção da alimentação saudável e sustentável em um município do agreste pernambucanopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6294708400232005pt_BR
dc.description.abstractxGiven the significant increase in childhood overweight and obesity, which increases the possibility of developing chronic non-communicable diseases (NCDs), it is of great importance to outline strategies based on the principles of food and nutritional education (EAN) to protect and promote health during infancy. The school environment stands out as a privileged space for building activities and discussions that highlight the importance and value of maintaining a healthy, adequate and sustainable diet and its relationship with the health-disease process. The objective of this work was to carry out EAN actions through activities that encourage healthy and sustainable eating with children from a public school in the rural area of the municipality of Feira Nova, Pernambuco. This is an action research carried out with children of both sexes, aged 9 to 11, enrolled in the 4th and 5th year classes of early childhood education. Initially, the target audience was diagnosed by evaluating eating behavior and frequency of consumption of some food groups. Nutritional status was assessed based on body mass index for age (BMI/A) according to sex. In total, 4 weekly meetings were held with an average duration of 40 to 60 minutes, from November to December 2023, with EAN activities being developed to encourage healthy, adequate and sustainable eating. Regarding the nutritional status of the students, 25% were classified as overweight and 17% as obese, they had a high consumption of ultra-processed foods, such as sausages, sweets, processed snacks and a low consumption of vegetables. Schoolchildren also used screens during the meal, reported by 75% of participants. Regarding the EAN activities carried out, there was an interest in learning about the topic and participating in the actions, raising awareness among students about the importance of maintaining a healthy and sustainable diet for the health of the body and the environment. Carrying out the activities contributed to learning about nutrition and to the influence of healthy and sustainable eating among students. The school is an environment conducive to discussion on the topic through EAN.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gleyce Kelly Rosicleide da Silva.pdf9,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons