Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55736

Compartilhe esta página

Título: Cartilha paradidática sobre os modos reprodutivos de sapos, rãs e pererecas como recurso para o Ensino Médio
Autor(es): SOUSA, Lívia Roberta Almeida de
Palavras-chave: Anuros; Cartilha; Ensino; Paradidáticos; Reprodução
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: SOUSA, Lívia Roberta Almeida de. Cartilha paradidática sobre os modos reprodutivos de sapos, rãs e pererecas como recurso para o Ensino Médio. 2024. 78 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Tendo em vista que os anuros apresentam a maior diversidade reprodutiva já encontrada entre os tetrápodes, mas que não abordadas nos livros didáticos, este trabalho investiga a lacuna no ensino da diversidade reprodutiva desses anfíbios, evidenciada por análises em livros didáticos do Ensino Médio, e que motivou a elaboração de uma cartilha paradidática sobre os modos reprodutivos de sapos, rãs e pererecas como recurso para o Ensino Médio. Para tanto, foi necessário analisar a abordagem reprodutiva dos anuros em livros didáticos do Ensino Médio, a qual apresentou a abordagem desses animais de forma insuficiente e limitada, enfatizar a importância dos recursos paradidáticos no processo de ensino e aprendizagem e demonstrar a diversidade reprodutiva do grupo. A pesquisa adotou uma metodologia aplicada com abordagem exploratória, incluindo a compilação de dados sobre os modos reprodutivos das espécies de anuros que ocorrem em Pernambuco, organizado em uma tabela. Esta tabela serviu como base para a criação da cartilha que aborda os modos reprodutivos de sapos, rãs e pererecas preenchendo uma lacuna significativa no ensino de Biologia que foi desenvolvida de forma a ter uma linguagem acessível, interativa e lúdica para os estudantes construída através da plataforma Canva. Além disso, foram consultados sites especializados, guias, artigos e livros para embasar o conteúdo da cartilha. Diante disso, a cartilha não só traz os modos reprodutivos, mas também a importância ecológica desses animais bem como seu estado de conservação e a importância da preservação, sendo possível concluir que este trabalho contribui para a promoção da conscientização sobre abordagem desse grupo sugerindo um recurso inovador para o ensino de Biologia, fornecendo um elo valioso entre professores e alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55736
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lívia Roberta Almeida de Sousa - TCC.pdf13,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons