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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55740

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA FILHO, Ivanildo de Figueiredo Andrade de-
dc.contributor.authorMELO, Victor Oliveira Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-04-05T20:51:15Z-
dc.date.available2024-04-05T20:51:15Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-03-26-
dc.identifier.citationMELO, Victor Oliveira Rodrigues de. Limites objetivos da atuação do Ministério Público nos processos de recuperação de empresas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55740-
dc.description.abstractO trabalho tem por objetivo analisar criticamente a atuação do Ministério Público nos processos de recuperação de empresas, notadamente, sua utilidade e compatibilidade com os princípios que orientam o microssistema recuperacional. Assim, inicia-se com uma análise histórica do Ministério Público, partindo do seu papel na defesa do interesse público nos litígios civis, inclusive com vistas a proteção da ordem econômica com a consagração do estado de bem-estar social adotados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Partindo desses pressupostos, debruça-se sobre a mudança de paradigma envolvendo o papel do Ministério Público nos processos relacionados à insolvência empresarial, desde o antigo Decreto-lei nº 7.661/1945, a atual Lei nº 11.101/2005 e, mais recentemente, a Recomendação nº 102/2023 do Conselho Nacional do Ministério Público. Todavia, a atuação padronizada do Ministério Público nesses processos esbarra em problemas evidentes, como a independência funcional, a federação multifacetada, a ausência de especialização e as prerrogativas processuais do Parquet que contrastam com os princípios da celeridade e da preservação da empresa e seus ativos – inafastáveis por integrarem o núcleo duro do microssistema recuperacional. Com isso, o estudo se preocupa em traçar um diagnóstico do problema e a argumentar sobre momentos em que se recomenda e outros em que se dispensa a presença do Ministério Público nesses processos, a partir da pesquisa bibliográfica sobre a matéria e pesquisa documental relacionada ao estudo de casos na jurisprudência dos tribunais. Ao final, apontam-se propostas concernentes à estruturação e delimitação objetiva da atuação do Ministério Público nos processos de recuperação de empresas, evitando-se intervenções genéricas e pouco úteis a fim de restringir as atenções do órgão ministerial àquilo que efetivamente ingresse na esfera do interesse público, ou seja, que exorbite o campo de interesses eminentemente privados – típicos da relação entre a empresa devedora e seus credores.pt_BR
dc.format.extent120p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInsolvênciapt_BR
dc.subjectRecuperação de empresaspt_BR
dc.subjectMinistério Públicopt_BR
dc.titleLimites objetivos da atuação do Ministério Público nos processos de recuperação de empresaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0639491506788015pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1040210205683006pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this work is to critically analyze the Public Prosecutor's Office's performance in corporate recovery processes, notably its utility and compatibility with the principles guiding the recovery microsystem. It commences with a historical analysis of the Public Prosecutor's Office, stemming from its role in defending public interest in civil disputes, including the protection of economic order with the consecration of the welfare state adopted in the 1988 Constitution of the Federative Republic of Brazil. Building on these premises, it delves into the paradigm shift involving the Public Prosecutor's Office's role in processes related to corporate insolvency, spanning from the old Decree-Law No. 7,661/1945, the current Law No. 11,101/2005, and more recently, Recommendation No. 102/2023 from the National Council of the Public Prosecutor's Office. However, the standardized performance of the Public Prosecutor's Office in these processes encounters evident problems, such as functional independence, multifaceted federation, lack of specialization, and procedural prerogatives of the Parquet that contrast with the principles of expeditiousness and preservation of the company and its assets – indispensable as they integrate the core of the recovery microsystem. Consequently, the study aims to diagnose the problem and argue about moments when the presence of the Public Prosecutor's Office in these processes is recommended or dispensable, based on bibliographic research on the subject and documentary research related to the study of cases in the jurisprudence of the courts. Finally, proposals are made regarding the structuring and objective delimitation of the Public Prosecutor's Office's performance in corporate recovery processes, avoiding generic and unhelpful interventions to restrict the ministerial body's attention to what effectively falls within the sphere of public interest, i.e., that transcends the field of inherently private interests – typical of the relationship between the debtor company and its creditors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DTGDP) - Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privadopt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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