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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55793
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Título: | Desafios do ensino remoto emergencial : as contribuições de docentes tutores de resiliência à formação inicial de professoras e professores no contexto da pandemia por Covid-19 |
Autor(es): | BEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura |
Palavras-chave: | COVID 19, Pandemia de, 2020-; Ensino remoto; Professores – Formação; Resiliência |
Data do documento: | 28-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura. Desafios do ensino remoto emergencial: as contribuições de docentes tutores de resiliência à formação inicial de professoras e professores no contexto da pandemia por Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O Ensino Remoto Emergencial (ERE), decorrente da pandemia da Covid-19, exigiu a migração das aulas da modalidade presencial à remota, realçando a importância dos aspectos emocionais na educação, e sua relevância na formação docente. A partir desse entendimento, buscou-se investigar as possibilidades e limitações da tutoria de resiliência por parte de docentes formadores, na formação inicial de licenciandos em Química no CAA – UFPE, no contexto do ERE. Com o intuito de conhecer melhor essa realidade, propôs-se, como objetivo geral: compreender as contribuições de docentes, tutores de resiliência, à formação inicial de professores e professoras licenciandos/as em Química, mediante as adversidades do ERE no contexto da pandemia por Covid- 19. O aporte teórico da pesquisa sobre resiliência e tutoria de resiliência foram as concepções de Viktor Frankl; Boris Cyrulnik e Yunes, et al. Para compreender o contexto do ERE buscou-se as contribuições de Moreira, et al; Silva,et al e Barros, dentre outros/as. Sobre a formação docente, refletimos a partir de autores/as como Freire ; Nóvoa e Alvim; Pimenta e Perrenoud. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa em que foram feitas entrevistas semiestruturadas com licenciandas/os em Química no CAA-UFPE. As narrativas obtidas nessa etapa foram analisadas sob a égide da Análise do Discurso em sua abordagem francesa, tal como descrita por Orlandi, com vistas a apreender os possíveis sentidos às experiências no referido contexto. A partir dos relatos discentes, percebeu-se que parte dessas pessoas não conhecia bem o constructo resiliência, não obstante a maioria tenha se considerado resiliente e acredite na contribuição de vínculos afetivos entre docentes e discentes à constituição de processos de resiliência dos/das estudantes. Sobre o ERE alguns discursos ressaltaram os aspectos negativos, outros indicaram percepções mais positivas, fato que remete às singularidades pessoais frente a uma determinada situação. Sobre o desenvolvimento de vínculos entre docentes e discentes no contexto do ERE, de modo geral, os discursos apontaram ao estabelecimento de vínculos afetivos com alguns/mas docentes, apesar da percepção de hierarquias e/ou de relações de poder permeando essas vivências. Mediante tais vivências e significações, considera-se que, apesar das dificuldades enfrentadas por docente e discentes, houve uma sensibilização da parte das/dos docentes que se moveram para adequar suas práticas em função de apoiar o grupo discente nesse momento de crise. Por fim, pode-se entender que os/as estudantes que conseguiram estabelecer vínculos com docentes encontraram um suporte e se sentiram motivados/as, o que segundo a perspectiva de Cyrulnik, pode se configurar como reflexo de processos de tutoria de resiliência. |
Descrição: | BEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura, também é conhecida em citações bibliográficas por: MOURA, Maria Marilane Monteiro de. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55793 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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