Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55808

Compartilhe esta página

Título: Estado nutricional e metabólico de portadores de diabetes mellitus atendidos na clínica escola de uma universidade pública do estado de Pernambuco
Autor(es): CUNHA, Rayssa Vitória do Nascimento
Palavras-chave: Diabetes mellitus; Estado nutricional; Assistência ambulatorial
Data do documento: 5-Abr-2024
Citação: CUNHA, Rayssa Vitória do Nascimento. Estado nutricional e metabólico de portadores de diabetes mellitus atendidos na clínica escola de uma universidade pública do estado de Pernambuco. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição - Bacharelado, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O Diabetes Mellitus é uma doença associada a fatores genéticos, ambientais e comportamentais. O aumento global da prevalência de Diabetes Mellitus, ressalta a importância da identificação precoce do sobrepeso e da obesidade, especialmente devido ao seu papel como fator de risco para o desenvolvimento do Diabetes Mellitus tipo 2. O tratamento nutricional desempenha um papel crucial na gestão clínica do DM, visando manter o controle glicêmico e prevenir complicações vasculares. Esse estudo tem por objetivo investigar o estado nutricional e metabólico dos indivíduos com Diabetes Mellitus atendidos na clínica escola de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Realizou-se, um estudo descritivo e analítico transversal retrospectivo, com base em dados secundários de pontuários utilizados nos atendimentos e acompanhamentos da Clínica Escola de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória na Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE). Foram coletadas informações referentes aos dados sociodemográficos e econômicos, para fins de caracterização da amostra, e dados de estilo de vida como tabagismo, consumo de álcool, atividade física, além de medidas antropométricas. A amostra foi composta por 42 pacientes, todos residentes no estado de Pernambuco, sendo 78,6% do sexo feminino, 57,1% com a faixa etária entre 25 - 59 anos, 47,4% com renda familiar per capita inferior a 1.000 reais, 72,5% residiam com até três pessoas na mesma casa, 75% da amostra não fumavam, 77,3% não consumiam bebidas alcoólicas, 42,9% eram sedentários. Analisando os dados antropométricos, 28,6% da amostra apresentava sobrepeso e quando foi agrupado as categorias de obesidade (Grau 1, 2 e 3) foi observado que 50% eram obesos segundo os valores de IMC. Foram analisadas as associações entre o Diabetes Mellitus e as variáveis sexo, faixa etária, renda familiar mensal, número de pessoas no domicílio, tabagismo, consumo de álcool, atividade física e IMC. Associações significativas foram identificadas entre o diabetes mellitus (DM) e duas variáveis demográficas: faixa etária avançada (60+) e menor renda (p=0,000). Como já era esperado, constatou-se uma associação clara entre o diagnóstico de diabetes e níveis elevados de glicose em jejum e HbA1c. Esses resultados ressaltam a importância da instituição de estratégias eficazes para prevenção e controle do Diabetes Mellitus, considerando não apenas os fatores clínicos, mas também os determinantes sociais, como idade e renda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55808
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons