Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55816
Compartilhe esta página
Título: | Elaboração do jogo didático: disse ou não disse como abordagem potencializadora da reflexão acerca dos conhecimentos prévios ao conteúdo de Hidrocarbonetos. |
Autor(es): | FELIX, Heitor Paixao de Araujo |
Palavras-chave: | Ensino de Química; Hidrocarbonetos; Lúdico; Conhecimento prévio |
Data do documento: | 12-Mai-2023 |
Citação: | FÉLIX, Heitor Paixão de Araújo. Elaboração do jogo didático: disse ou não disse como abordagem potencializadora da reflexão acerca dos conhecimentos prévios ao conteúdo de Hidrocarbonetos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A cada dia, ensinar química em uma sociedade repleta de informações pautadas em bases científicas ou pseudocientíficas traz novas possibilidades e desafios. Na contramão desse cenário, algumas perspectivas de aprendizagem reconhecem a relação entre a nova informação e aquelas já estruturadas na estrutura cognitiva do aprendiz. Tal concepção orienta e pauta novas abordagens didáticas e traz novas possibilidades de repensar práticas pedagógicas já consolidadas. Dentre essas, os jogos didáticos têm sido vislumbrados como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem. Proporcionando aos educadores o papel de geradores e mediadores de alternativas prazerosas e dinâmicas de interação com o conteúdo a ser assimilado, considerando o que o aprendiz já sabe, o contexto relacionado a este conteúdo ambientado na sociedade e o saber escolar. De acordo com o conteúdo programático de química prescrito para o Ensino Médio, os hidrocarbonetos apresentam grande potencial para contextualização. Refere-se a classe de estruturas químicas formadas unicamente por carbono e hidrogênio e tem seus saberes presentes no mundo moderno, como por exemplo na indústria de petróleo em que conceitos como gasolina, octanagem, GLP, etc. estão sempre em emergência. Assim, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um jogo didático intitulado “disse ou não disse” com o intuito de abordar o conteúdo de hidrocarbonetos, relacionando o saber escolar, aos conhecimentos prévios dos estudantes e aos contextos explorados na mídia com alguma associação possível. A elaboração foi desenvolvida a partir da compilação dos entendimentos coletados de um questionário formulado com perguntas objetivas e subjetivas, aplicados a estudantes do 3º ano do ensino médio, sendo posteriormente esses resultados, reconhecidos e representados por meio de marcadores linguísticos representativos das ideias manifestadas e agrupados com base na frequência das respostas. O jogo didático elaborado apresenta um potencial de tornar explícito o diálogo entre as diferentes formas de saber e a uma compreensão significativa do conceito de hidrocarbonetos a partir da orientação mais assertiva da organização lógica da abordagem didática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55816 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC HEITOR PAIXÃO DE ARAÚJO FÉLIX.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons