Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55816

Compartilhe esta página

Título: Elaboração do jogo didático: disse ou não disse como abordagem potencializadora da reflexão acerca dos conhecimentos prévios ao conteúdo de Hidrocarbonetos.
Autor(es): FELIX, Heitor Paixao de Araujo
Palavras-chave: Ensino de Química; Hidrocarbonetos; Lúdico; Conhecimento prévio
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: FÉLIX, Heitor Paixão de Araújo. Elaboração do jogo didático: disse ou não disse como abordagem potencializadora da reflexão acerca dos conhecimentos prévios ao conteúdo de Hidrocarbonetos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A cada dia, ensinar química em uma sociedade repleta de informações pautadas em bases científicas ou pseudocientíficas traz novas possibilidades e desafios. Na contramão desse cenário, algumas perspectivas de aprendizagem reconhecem a relação entre a nova informação e aquelas já estruturadas na estrutura cognitiva do aprendiz. Tal concepção orienta e pauta novas abordagens didáticas e traz novas possibilidades de repensar práticas pedagógicas já consolidadas. Dentre essas, os jogos didáticos têm sido vislumbrados como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem. Proporcionando aos educadores o papel de geradores e mediadores de alternativas prazerosas e dinâmicas de interação com o conteúdo a ser assimilado, considerando o que o aprendiz já sabe, o contexto relacionado a este conteúdo ambientado na sociedade e o saber escolar. De acordo com o conteúdo programático de química prescrito para o Ensino Médio, os hidrocarbonetos apresentam grande potencial para contextualização. Refere-se a classe de estruturas químicas formadas unicamente por carbono e hidrogênio e tem seus saberes presentes no mundo moderno, como por exemplo na indústria de petróleo em que conceitos como gasolina, octanagem, GLP, etc. estão sempre em emergência. Assim, o presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um jogo didático intitulado “disse ou não disse” com o intuito de abordar o conteúdo de hidrocarbonetos, relacionando o saber escolar, aos conhecimentos prévios dos estudantes e aos contextos explorados na mídia com alguma associação possível. A elaboração foi desenvolvida a partir da compilação dos entendimentos coletados de um questionário formulado com perguntas objetivas e subjetivas, aplicados a estudantes do 3º ano do ensino médio, sendo posteriormente esses resultados, reconhecidos e representados por meio de marcadores linguísticos representativos das ideias manifestadas e agrupados com base na frequência das respostas. O jogo didático elaborado apresenta um potencial de tornar explícito o diálogo entre as diferentes formas de saber e a uma compreensão significativa do conceito de hidrocarbonetos a partir da orientação mais assertiva da organização lógica da abordagem didática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55816
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC HEITOR PAIXÃO DE ARAÚJO FÉLIX.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons