Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55843

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Maria Amélia De-
dc.contributor.authorSILVA, Victoria Caroline Maria da-
dc.date.accessioned2024-04-11T15:35:53Z-
dc.date.available2024-04-11T15:35:53Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.date.submitted2024-04-11-
dc.identifier.citationSILVA, Victoria Caroline Maria da. Jogos didáticos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de ciências para alunos com autismo: uma revisão integrativa. 2024. 38 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55843-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo avaliar, através de uma revisão integrativa, o uso de jogos no ensino de ciências e biologia para alunos com autismo. Foram incluídos no estudo, artigos originais disponíveis eletronicamente e na íntegra, publicados entre os anos de 2014 e 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol. com a utilização de descritores controlados: autismo, aprendizagem, jogos didáticos e biologia. Como resultado observou-se que os jogos têm um grande potencial na aquisição de habilidades e com ganhos educacionais, além das mudanças de hábitos, mas seus resultados precisam ser cuidadosamente considerados. Com isso a proposta dos jogos precisam ser adaptadas às necessidades específicas de cada aluno, estimulando a autonomia e também auxiliando no ensino e aprendizagem desses alunos. Dessa maneira, conclui-se que com a revisão dos artigos que o processo de ensino e aprendizagem com a introdução de jogos inclusivos envolvendo alunos com autismo em sala de aula traz contribuições importantes para o ensino-aprendizagempt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleJogos didáticos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de Ciências para alunos com autismo: uma revisão integrativa.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2605906943444549pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7500692778673438pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed to evaluate, through an integrative review, the use of games in teaching science and biology to students with autism. The study included original articles available electronically and in full, published between 2014 and 2023, in Portuguese, English and Spanish. with the use of controlled descriptors: autism, learning, educational games and biology. As a result, it was observed that games have great potential in acquiring skills and educational gains, in addition to changing habits, but their results need to be carefully considered. Therefore, the game proposals need to be adapted to the specific needs of each student, encouraging autonomy and also assisting in the teaching and learning of these students. Thus, it is concluded that with the review of the articles that the teaching and learning process with the introduction of inclusive games involving students with autism in the classroom makes important contributions to teaching-learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Victoria Caroline Maria da silva.pdf345,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons