Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55843
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Maria Amélia De | - |
dc.contributor.author | SILVA, Victoria Caroline Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T15:35:53Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T15:35:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Victoria Caroline Maria da. Jogos didáticos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de ciências para alunos com autismo: uma revisão integrativa. 2024. 38 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55843 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo avaliar, através de uma revisão integrativa, o uso de jogos no ensino de ciências e biologia para alunos com autismo. Foram incluídos no estudo, artigos originais disponíveis eletronicamente e na íntegra, publicados entre os anos de 2014 e 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol. com a utilização de descritores controlados: autismo, aprendizagem, jogos didáticos e biologia. Como resultado observou-se que os jogos têm um grande potencial na aquisição de habilidades e com ganhos educacionais, além das mudanças de hábitos, mas seus resultados precisam ser cuidadosamente considerados. Com isso a proposta dos jogos precisam ser adaptadas às necessidades específicas de cada aluno, estimulando a autonomia e também auxiliando no ensino e aprendizagem desses alunos. Dessa maneira, conclui-se que com a revisão dos artigos que o processo de ensino e aprendizagem com a introdução de jogos inclusivos envolvendo alunos com autismo em sala de aula traz contribuições importantes para o ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Jogos didáticos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem de Ciências para alunos com autismo: uma revisão integrativa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2605906943444549 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7500692778673438 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to evaluate, through an integrative review, the use of games in teaching science and biology to students with autism. The study included original articles available electronically and in full, published between 2014 and 2023, in Portuguese, English and Spanish. with the use of controlled descriptors: autism, learning, educational games and biology. As a result, it was observed that games have great potential in acquiring skills and educational gains, in addition to changing habits, but their results need to be carefully considered. Therefore, the game proposals need to be adapted to the specific needs of each student, encouraging autonomy and also assisting in the teaching and learning of these students. Thus, it is concluded that with the review of the articles that the teaching and learning process with the introduction of inclusive games involving students with autism in the classroom makes important contributions to teaching-learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Victoria Caroline Maria da silva.pdf | 345,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons