Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55876

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorARAUJO, Marcelo Fabricio-
dc.date.accessioned2024-04-12T15:58:25Z-
dc.date.available2024-04-12T15:58:25Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.date.submitted2024-04-12-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marcelo. Fabrício. Alfabetização científica e as lavanderias têxteis do Agreste pernambucano: desenvolvimento de um material paradidático com abordagem CTS baseado em QSC. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55876-
dc.description.abstractA necessidade de conhecer as problemáticas locais é de extrema importância para os cidadãos, pois a partir do entendimento dessa realidade promove uma participação cidadã mais efetiva. Especialmente frente aos desafios sociais e ambientais tão presentes na região do Agreste Pernambucano. Devido ao papel de extrema importância no qual as lavanderias têxteis representam para o polo de confecções, presente na região do Agreste Pernambuco, é necessário um posicionamento crítico sobre as suas atuações. Para isso, destaca-se a necessidade de promover a alfabetização científica e tecnológica, com o objetivo de desenvolver uma compreensão mais crítica sobre os impactos das escolhas dos indivíduos, baseado nas propostas das questões sociocientíficas (QSC) e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Com isso este trabalho tem como objetivo desenvolver um material paradidático sobre as lavanderias têxteis, utilizando as QSC’s para integrar novos conhecimentos e tomada de decisões e a abordagem CTS para atingir a alfabetização científica, relacionando-as com o contexto no qual os alunos do Agreste Pernambucano estão inseridos. Para atingir esse objetivo foi desenvolvido uma pesquisa sobre a temática das lavanderias têxtis e elaborado eixos estruturantes que nortearam o desenvolvimento do material, podendo assim, compreender as QSC, CTS e os conceitos químicos. A combinação dessas propostas visa integrar o conhecimento científico com questões sociais, ambientais, políticas e econômicas, dando condições para que os alunos do ensino médio possam desenvolver uma participação mais ativa na sociedade, possibilitando alcançar habilidades de uma alfabetização científica.pt_BR
dc.format.extent126p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectQuestões Sociocientíficaspt_BR
dc.subjectQSCpt_BR
dc.subjectLavanderias têxteispt_BR
dc.subjectMaterial paradidáticopt_BR
dc.titleAlfabetização científica e as lavanderias têxteis do Agreste pernambucano: desenvolvimento de um material paradidático com abordagem CTS baseado em QSC paradidático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Rogerio Ferreira da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThe need to know local issues is extremely important for citizens, as understanding this reality promotes more effective citizen participation. Especially in view of the social and environmental challenges so present in the Agreste Pernambucano region. Due to the extremely important role that textile laundries play for the clothing hub, present in the Agreste Pernambuco region, a critical stance on their actions is necessary. To this end, the need to promote scientific and technological literacy stands out, with the aim of developing a more critical understanding of the impacts of individuals' choices, based on the proposals of socio-scientific issues (SSI) and the Science, Technology and Society approach (STS). Therefore, this work aims to develop educational material on textile laundries, using SSI's to integrate new knowledge and decision-making and the STS approach to achieve scientific literacy, relating them to the context in which students from Agreste Pernambucano are inserted. To achieve this objective, research was carried out on the subject of textile laundries and structuring axes were developed that guided the development of the material, thus enabling us to understand the SSI, STS and chemical concepts. The combination of these proposals aims to integrate scientific knowledge with social, environmental, political and economic issues, providing conditions for high school students to develop a more active participation in society, enabling them to achieve scientific literacy skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCELO FABRICIO ARAÚJO - FINAL .pdf5,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons