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Título : Alfabetização científica e as lavanderias têxteis do Agreste pernambucano: desenvolvimento de um material paradidático com abordagem CTS baseado em QSC paradidático.
Autor : ARAUJO, Marcelo Fabricio
Palabras clave : CTS; Questões Sociocientíficas; QSC; Lavanderias têxteis; Material paradidático
Fecha de publicación : 28-mar-2024
Citación : ARAÚJO, Marcelo. Fabrício. Alfabetização científica e as lavanderias têxteis do Agreste pernambucano: desenvolvimento de um material paradidático com abordagem CTS baseado em QSC. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : A necessidade de conhecer as problemáticas locais é de extrema importância para os cidadãos, pois a partir do entendimento dessa realidade promove uma participação cidadã mais efetiva. Especialmente frente aos desafios sociais e ambientais tão presentes na região do Agreste Pernambucano. Devido ao papel de extrema importância no qual as lavanderias têxteis representam para o polo de confecções, presente na região do Agreste Pernambuco, é necessário um posicionamento crítico sobre as suas atuações. Para isso, destaca-se a necessidade de promover a alfabetização científica e tecnológica, com o objetivo de desenvolver uma compreensão mais crítica sobre os impactos das escolhas dos indivíduos, baseado nas propostas das questões sociocientíficas (QSC) e da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Com isso este trabalho tem como objetivo desenvolver um material paradidático sobre as lavanderias têxteis, utilizando as QSC’s para integrar novos conhecimentos e tomada de decisões e a abordagem CTS para atingir a alfabetização científica, relacionando-as com o contexto no qual os alunos do Agreste Pernambucano estão inseridos. Para atingir esse objetivo foi desenvolvido uma pesquisa sobre a temática das lavanderias têxtis e elaborado eixos estruturantes que nortearam o desenvolvimento do material, podendo assim, compreender as QSC, CTS e os conceitos químicos. A combinação dessas propostas visa integrar o conhecimento científico com questões sociais, ambientais, políticas e econômicas, dando condições para que os alunos do ensino médio possam desenvolver uma participação mais ativa na sociedade, possibilitando alcançar habilidades de uma alfabetização científica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55876
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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