Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55924

Compartilhe esta página

Título: O uso de séries como estímulo à argumentação: uma abordagem voltada à reflexão acerca dos conhecimentos prévios do conceito de transformação química.
Autor(es): ASSIS, Julio Thomaz de
Palavras-chave: Conhecimento prévio; Argumentação no ensino; Transformação química; Mídias no ensino de química
Data do documento: 1-Abr-2024
Citação: ASSIS, Júlio Thomaz de. O uso de séries como estímulo à argumentação: uma abordagem voltada à reflexão acerca dos conhecimentos prévios do conceito de transformação química. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Química - Licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Dada a importância das mídias digitais como potenciais favorecedores de uma aprendizagem significativa, este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições dessas mídias para o ensino significativo de transformações químicas com estímulo à interação dialógica. A pesquisa foi realizada a partir do uso de trechos retirados de três diferentes mídias (Breaking Bad, Dr. Stone e Fullmetal Alchemist: Brotherhood) para reprodução em aula temática, no formato remoto, que foi gravada para posterior análise. Cinco alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Taquaritinga do Norte - PE, participaram da pesquisa, sendo 3 do 1° ano do ensino médio, 1 do 2° ano e 1 do 3° ano. As falas da aula temática foram transcritas, selecionadas e dispostas em quadros para melhor organização. Os dados foram analisados a partir de 3 diferentes óticas: a primeira quanto a mobilização de conhecimentos prévios; a segunda quanto a interação dialógica; e a terceira sobre a potencialidade das mídias como organizadores prévios. Com base nos dados coletados, foi possível compreender como as mídias potencializam a reflexão, a partir do movimento contínuo de conflitos internos (compreensão) para conflitos externos (divergência de concepções), e inversamente, estimulados pela argumentação. Por fim, evidenciamos as potencialidades das mídias como geradoras de contextos problematizados pertinentes no âmbito escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55924
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlio Thomaz de Assis.pdf10,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons