Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55976

Share on

Title: Estruturação do sistema de gestão World Class Manufacturing: paralelo entre literatura e estudo de caso em uma rede de serviços do ramo industrial
Authors: MATOS, Marcela Loureiro Guerra
Keywords: World Class Manufacturing; Implementação; Sistema de gestão; Melhoria contínua
Issue Date: 18-Mar-2024
Citation: MATOS, Marcela Loureiro Guerra. Estruturação do sistema de gestão World Class Manufacturing: paralelo entre literatura e estudo de caso em uma rede de serviços do ramo industrial. 2024. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências,Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A busca pelos mais altos níveis de produtividade e eficiência é uma necessidade para todas as empresas que desejam permanecer em destaque no mercado competitivo, alcançando sucesso globalizado. Nesse contexto, o modelo de gestão World Class Manufacturing (WCM) tem se destacado como uma abordagem estratégica para atingir excelentes padrões de desempenho, qualidade e redução de custos, principalmente diante do ambiente dinâmico e desafiador do setor industrial, no qual o aprimoramento contínuo é fundamental para garantir a satisfação dos clientes, otimizar recursos e maximizar a rentabilidade. Nesse cenário, é legítimo examinar a produção acadêmica acerca do WCM a nível mundial por meio de uma revisão sistemática da literatura, baseada em um protocolo de seis etapas que vão desde a formulação das questões de pesquisa, passando pela delimitação da estratégia e do processo de pesquisa, pela definição dos critérios de inclusão e exclusão, além da validação dos critérios de garantia de qualidade, coleta e síntese dos dados e análise e discussão dos resultados. Ao, final, tem-se o acréscimo de uma exemplificação através de estudo de caso a fim de estabelecer uma proposta de intervenção para a unidade analisada. A pesquisa permite verificar a disseminação e infiltração do sistema por diversos segmentos, incluindo empresas manufatureiras e as emergentes prestadoras de serviço. As organizações que implementam a metodologia têm de lidar com desafios de ordem cultural, carência de conhecimento técnico, restrições de recursos de naturezas distintas e o difícil alinhamento entre operação e estratégia, além de contar com a uma complexa gestão de relacionamentos internos e externos. Por outro lado, ao adotarem seus princípios, garantem índices otimizados no que diz respeito aos aspectos humanos, tecnológicos e aos ganhos financeiros, entre outros benefícios voltados à sustentabilidade, longevidade e competitividade dos negócios. Portanto, ainda que esteja tradicionalmente vinculado às fábricas de grande porte, o WCM é sinônimo de flexibilidade, multidisciplinaridade e inovação, e pode ser adaptado para suprir demandas e lacunas de diversos segmentos e seus consequentes objetivos estratégicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55976
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Marcela Loureiro Guerra Matos.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons