Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56002
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARAÚBAS, Lúcia Maria | - |
dc.contributor.author | MELO, Maria Luiza Baade de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T20:21:17Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18T20:21:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-16 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Maria Luiza Baade de. Descobrindo Caminhos: práticas de mediação na educação infantil. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56002 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo investigar o impacto da mediação pedagógica do professor nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para alcançar esse propósito, adotamos a teoria socio-histórica, utilizando o conceito de mediação proposto por Vygotsky, destacando o papel mediador que o professor desempenha em sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que empregou a pesquisa bibliográfica, observação e entrevistas semiestruturadas como procedimentos de coleta de dados. O local da pesquisa foi um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na cidade de Recife. Os resultados evidenciam a influência das experiências pessoais dos educadores em suas práticas, destacando também o papel mediador que desempenham ao auxiliar a criança a expandir sua zona de desenvolvimento proximal. No que diz respeito às práticas de mediação utilizadas, vimos que a observação e o diálogo com as crianças surgiram como estratégias fundamentais para uma intervenção mais eficiente. Por fim, constatou-se que as práticas de mediação eram constantemente empregadas nas salas de aula observadas, revelando-se essenciais para impulsionar o desenvolvimento individual de cada criança, reconhecendo-a como o sujeito central de sua própria atividade. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mediação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Relação Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Descobrindo Caminhos: práticas de mediação na educação infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3587602792194018 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA LUIZA BAADE DE MELO.pdf | 621,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons