Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56002

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARAÚBAS, Lúcia Maria-
dc.contributor.authorMELO, Maria Luiza Baade de-
dc.date.accessioned2024-04-18T20:21:17Z-
dc.date.available2024-04-18T20:21:17Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2024-04-16-
dc.identifier.citationMELO, Maria Luiza Baade de. Descobrindo Caminhos: práticas de mediação na educação infantil. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56002-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo investigar o impacto da mediação pedagógica do professor nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para alcançar esse propósito, adotamos a teoria socio-histórica, utilizando o conceito de mediação proposto por Vygotsky, destacando o papel mediador que o professor desempenha em sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que empregou a pesquisa bibliográfica, observação e entrevistas semiestruturadas como procedimentos de coleta de dados. O local da pesquisa foi um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na cidade de Recife. Os resultados evidenciam a influência das experiências pessoais dos educadores em suas práticas, destacando também o papel mediador que desempenham ao auxiliar a criança a expandir sua zona de desenvolvimento proximal. No que diz respeito às práticas de mediação utilizadas, vimos que a observação e o diálogo com as crianças surgiram como estratégias fundamentais para uma intervenção mais eficiente. Por fim, constatou-se que as práticas de mediação eram constantemente empregadas nas salas de aula observadas, revelando-se essenciais para impulsionar o desenvolvimento individual de cada criança, reconhecendo-a como o sujeito central de sua própria atividade.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMediação Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRelação Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleDescobrindo Caminhos: práticas de mediação na educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3587602792194018pt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA LUIZA BAADE DE MELO.pdf621,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons