Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56002

Share on

Title: Descobrindo Caminhos: práticas de mediação na educação infantil
Authors: MELO, Maria Luiza Baade de
Keywords: Mediação Pedagógica; Educação Infantil; Relação Ensino-Aprendizagem
Issue Date: 20-Dec-2023
Citation: MELO, Maria Luiza Baade de. Descobrindo Caminhos: práticas de mediação na educação infantil. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo tem como objetivo investigar o impacto da mediação pedagógica do professor nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para alcançar esse propósito, adotamos a teoria socio-histórica, utilizando o conceito de mediação proposto por Vygotsky, destacando o papel mediador que o professor desempenha em sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que empregou a pesquisa bibliográfica, observação e entrevistas semiestruturadas como procedimentos de coleta de dados. O local da pesquisa foi um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na cidade de Recife. Os resultados evidenciam a influência das experiências pessoais dos educadores em suas práticas, destacando também o papel mediador que desempenham ao auxiliar a criança a expandir sua zona de desenvolvimento proximal. No que diz respeito às práticas de mediação utilizadas, vimos que a observação e o diálogo com as crianças surgiram como estratégias fundamentais para uma intervenção mais eficiente. Por fim, constatou-se que as práticas de mediação eram constantemente empregadas nas salas de aula observadas, revelando-se essenciais para impulsionar o desenvolvimento individual de cada criança, reconhecendo-a como o sujeito central de sua própria atividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56002
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARIA LUIZA BAADE DE MELO.pdf621,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons