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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56010
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Título: | Análise dos anais do ENEQ acerca de práticas investigativas envolvendo a ciência forense na contextualização do ensino de química orgânica no nível médio de ensino. |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Katielly Verissimo de |
Palavras-chave: | Química forense; Química orgânica; Ensino investigativo; Anais do ENEQ |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Katielly Verissimo de. Análise dos anais do ENEQ acerca de práticas investigativas envolvendo a ciência forense na contextualização do ensino de química orgânica no nível médio de ensino. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O ensino de Química é comumente considerado pelos alunos como abstrato e desconexo da realidade dificultando a aprendizagem de seus conteúdos. Essa problemática se dá pelas recorrentes aulas tradicionais que ainda permeiam os espaços escolares. Entretanto, há diversos estudos que abordam a relevância do emprego de metodologias didáticas e contextualizadas para promover a aquisição efetiva de conhecimentos químicos por meio da utilização de recursos interessantes ao alunado jovem, como a inserção de práticas da ciência forense. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta as análises realizadas em anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Química que pontuaram sobre o método de ensino por investigação, a contextualização da Química Forense e a aprendizagem da Química Orgânica. Essas análises trazem levantamentos necessários ao estudo, como essas temáticas têm sido trabalhadas por pesquisadores e profissionais atuantes na área da educação química e suas possíveis relações. Os resultados são organizados em quadros e avaliados de fora comparativa, levando em consideração o quantitativo de trabalhos em cada edição e as suas temáticas, conteúdos abordados, metodologias e aspectos de contextualização aplicados. Inferiu-se que, entre os trabalhos de interesse encontrados, existe escassa preocupação em refletir sobre práticas pedagógicas investigativas envolvendo aspectos forenses para fomentar o processo de aprendizagem da orgânica. Mediante considerações oriundas da análise documental, foi explicitada uma proposta de intervenção didática constituída na intencionalidade de promover momentos de práticas experimentais com técnicas forenses, de apresentações argumentativas e exposição de conteúdos da Química Orgânica e Forense, podendo ser aplicada em turma ensino médio no intuito de oportunizar a participação ativa e consciente de alunos no ensino da Química. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56010 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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