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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56043
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Title: | Incorporação do resíduo da construção civil na produção de bloco intertravado de concreto drenante. |
Authors: | SILVA, Karen Nayara Marcolino da |
Keywords: | Agregado reciclado; Concreto drenante; Sustentabilidade; Reciclagem |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Citation: | SILVA, Karen Nayara Marcolino da. Incorporação do resíduo da construção civil na produção de bloco intertravado de concreto drenante. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Um dos setores que mais geram resíduos sólidos, é o da construção civil. Em razão disso, boa parte dos materiais remanescentes de obras são descartados de maneira incorreta e na maioria dos casos não são reciclados ou reutilizados, estes materiais são classificados como Resíduos de Construção Civil (RCC). No presente trabalho, o RCC foi incorporado em blocos intertravados de concreto drenante, visando a sustentabilidade, por meio da redução da exploração de recursos naturais. O objetivo da pesquisa é avaliar como o RCC reciclado vai influenciar no bloco intertravado de concreto drenante, para que se possa obter as propriedades físicas e mecânicas desejadas, através dos ensaios de resistência à compressão, resistência à abrasão e permeabilidade. Para isso, foram determinados os traços para a produção dos blocos por meio de pesquisas e análises de métodos, sendo 1:4 (cimento; pedrisco) e 1:1:4 (cimento; areia; pedrisco), com relação água/cimento (a/c) de 0,40. Após a avaliação, foi selecionado o traço padrão que apresentou melhores resultados. Em seguida, foi realizada a incorporação por substituição do agregado graúdo, em porcentagens de 10%, 20%, 30% e 40% do agregado graúdo reciclado, no traço de 1:1:4. A incorporação do RCC manteve os resultados de resistência à abrasão, porém não apresentou bons resultados de resistência à compressão. Quanto ao coeficiente de permeabilidade, os índices foram satisfatórios, classificando-o como permeável. O traço mais eficiente foi o 1:1:4 com a incorporação de 40% do agregado graúdo reciclado, pois apresentou maior resistência à compressão, e resistência à abrasão e permeabilidade satisfatórias. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56043 |
Appears in Collections: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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