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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56081
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Título: | Ensino da química e educação das relações étnico-raciais: dialogando com licenciandos em química. |
Autor(es): | SILVA JUNIOR, Felix Joao da |
Palavras-chave: | Lei 10.639/03; Etnoquímica; Ensino da química; Relação étnico- racial |
Data do documento: | 19-Mar-2024 |
Citação: | SILVA JUNIOR, Felix João da. Ensino da química e educação das relações étnico-raciais: dialogando com licenciandos em química. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Atualmente verificam-se grandes diálogos sobre a cultura da África, e contribuição dos povos africanos. Com a criação da Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2023 contribuiu para esse fato, que como cita a Lei é obrigatório o estudo da cultura africana e afro-brasileira ficando a cargo das disciplinas de literatura e/a história e educação artística, mas não deve ser abordado apenas por estas e sim pelas demais disciplinas que fazem parte da escola. Nessa reflexão, o presente trabalho tem o objetivo geral de investigar a compreensão dos estudantes do 7º ao 10º períodos do curso de licenciatura em química sobre a Lei 10.639 de 2003 o ensino da química e a etnoquímica. E como objetivos específicos analisar a compreensão dos estudantes do curso de química sobre a Lei 10.639/03 desse grupo de licenciandos; e analisar as concepções da etnoquímica como possibilidade do ensino da química na educação básica. Esse trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, se classificando como uma pesquisa exploratória, de natureza básica do tipo etnográfica. Para coleta de dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica e o formulário Google forms. A população da pesquisa foi o grupo de licenciandos do curso de química da Universidade Federal do Agreste que estivesse cursando do 7º período ao 10º. Com esse estudo concluiu-se que é de grande importância ter disciplinas que abordem a Lei citada, bem como incentivar a participação dos docentes em formação continuada a participar de grupos de pesquisa que estudem e dialogam com a cultura africana, que façam intervenções mostrando à contribuição do povo preto, e importância dos movimentos sociais negros que possam contribuir com a escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56081 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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