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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araujo-
dc.contributor.authorSANTOS, Carla Andreane dos-
dc.date.accessioned2024-04-25T15:20:58Z-
dc.date.available2024-04-25T15:20:58Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2024-04-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Carla Andreane dos. Emergência de Zonas do Perfil conceitual de Substância a Partir de um Estudo de Caso Histórico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Química- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098-
dc.description.abstractEsse trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de utilização de Estudo de Caso como método de ensino para o conceito de substância química. A proposta se baseia na Teoria dos Perfis Conceituais, que considera que a aprendizagem se dá pelo perfil conceitual nos modos de pensar, em que novas ideias coexistem com as anteriores, e pela tomada de consciência da multiplicidade de significados do conceito. Utilizamos o perfil conceitual de substância, que apresenta cinco zonas: essencialista, generalista, substancialista, racionalista e relacional. A articulação do estudo de caso utiliza-se de uma matriz histórica-epistemológica do conceito de substância envolvendo a descoberta do oxigênio para que seja possível identificar as cinco zonas do perfil conceitual de substância e suas ressignificações do modo de pensar e formas de falar. Esperamos que o estudo de caso permita a emergência e discussão dos diversos modos de pensar o conceito de substância no processo de construção de significados.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPerfil Conceitualpt_BR
dc.subjectSubstanciapt_BR
dc.subjectEstudo de Casopt_BR
dc.titleEmergência de zonas do perfil conceitual de substância a partir de um estudo de caso histórico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6819117309630035pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to present a proposal for the use of Case Studies as a teaching method for the concept of chemical substance. The proposal is based on the Theory of Conceptual Profiles, which considers that learning occurs through the conceptual profile in ways of thinking, in which new ideas coexist with previous ones, and by becoming aware of the multiplicity of meanings of the concept. We use the conceptual profile of substance, which has five zones: essentialist, generalist, substantialist, rationalist, and relational. The articulation of the case study uses a historical-epistemological matrix of the concept of substance involving the discovery of oxygen so that it is possible to identify the five zones of the conceptual profile of substance and its resignifications of the way of thinking and ways of speaking. We hope that the case study will allow the emergence and discussion of the various ways of thinking about the concept of substance in the process of constructing meanings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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